Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 06/05/2021 19:40:01

 

Projeto “Nos Trilhos do Empreendedorismo” abre primeiros espaços comerciais na CPTM

 Secretário de Transportes Metropolitanos e presidente da CPTM participaram de evento hoje na Estação Luz

Nesta quinta-feira (06/05), o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, e o Presidente da CPTM, Pedro Moro, participaram do evento de inauguração dos primeiros espaços comerciais de pessoas formadas pelo projeto “Nos Trilhos do Empreendedorismo”. O espaço está localizado na Estação Luz, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM.

Nesta semana, três comerciantes estão abrindo seus espaços após participarem do programa, que tem como objetivo capacitar e gerar oportunidades para futuros empreendedores que atuam ou atuavam informal e irregular dentro do sistema ferroviário da CPTM. As primeiras turmas foram formadas no início de 2020, mas por conta da pandemia de Covid-19 não foi possível prosseguir com novos grupos, apesar do grande interesse despertado por essa oportunidade.

O programa Nos Trilhos do Empreendedorismo habilitou estes profissionais para o empreendedorismo legal, orientando sobre a sua formalização e fornecendo conhecimentos básicos de gestão para a condução da nova empresa, com aulas de qualificação empreendedora, qualificação técnica, formalização e regularização, acesso a linhas de crédito, acesso ao mercado e inovação, tecnologia e produtividade.

Com esse novo conhecimento em mãos, Isis Maria Silveira, de 60 anos, modificou um carrinho de cachorro quente que utilizava em suas vendas na porta de estações da CPTM e agora vende alimentos em geral – doces, salgadinhos, água e refrigerante – e já tem o plano de, futuramente, vender bolos de pote em seu espaço na Estação Carapicuíba, na Linha 8-Diamante da CPTM. Ela foi a primeira empreendedora a abrir seu espaço, na terça-feira, 4 de maio.

“A Estação Carapicuíba é mais próxima da minha casa, mas antes de fazer a escolha visitei o local, observei o momento e entendi que valeria a pena trabalhar ali”, explica Isis, que já trabalhou na área de enfermagem e passou dois anos atuando como ambulante antes de encontrar a oportunidade do curso.

“Eu sempre quis me formalizar, trabalhar legalmente, e agora que tenho essa chance quero conseguir me capitalizar para aumentar o espaço”, planeja Isis.

Aos capacitados pelo curso do Sebrae-SP, a CPTM ofereceu espaços em áreas internas e externas das estações onde o empreendedor poderia se candidatar ao sorteio para a exploração comercial. O período de exploração tem prazo máximo de 18 meses e valores reduzidos de aluguel para quem obteve o certificado do curso. Além disso, como medida de incentivo, a CPTM concedeu a estas pessoas seis meses de carência para o pagamento do aluguel, contados a partir da emissão de autorização de ocupação da área.

Após o período de 18 meses, o empreendedor poderá se candidatar a outros espaços disponíveis para comercialização, obedecendo às regras do Regulamento Geral de Varejo da CPTM.

Sair da informalidade e ter um ponto de trabalho fixo foi o que motivou Francisco de Souza a fazer o curso e se capacitar para abrir um espaço de venda de acessórios para celulares na Estação Lapa, na Linha 8-Diamante da CPTM desde quarta-feira (05/05). No local, são vendidos cabos para carregamento de celulares, fones de ouvido e outros acessórios. “Foi com isso que eu aprendi a trabalhar, então não faria sentido mudar o meu foco”, explicou. 

A estação foi escolhida após Francisco, que mora em Franco da Rocha, constatar que o movimento do local é satisfatório. “Apesar de trabalhar ilegalmente, eu já era MEI antes do curso, e me inscrevi para poder ter tranquilidade de trabalhar. Este curso foi uma coisa muito boa feita pela CPTM e pelo Sebrae”, afirmou. Ele deve trabalhar junto com a esposa em seu novo espaço, mas como ela está viajando para visitar a família no momento, uma pessoa deve ser contratada até a sua volta.

O excelente movimento do local foi o que motivou Geneilton Monteiro a escolher a Estação Luz, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, para abrir o seu ponto de venda de cosméticos. “Mas caso isso não dê certo, já tenho um Plano B para ser executado”, afirma o empreendedor, que, assim como Francisco, também vive em Franco da Rocha. O seu espaço foi aberto hoje, durante o evento. “A única coisa que posso dizer que a oportunidade de fazer o curso foi dada por Deus”, celebrou.

Tanto a CPTM quanto o Sebrae pretendem abrir novas turmas para o programa Nos Trilhos do Empreendedorismo, mas é preciso aguardar uma situação mais favorável para que isso seja possível, visto que os encontros são presenciais.

“Capacitar estas pessoas para trabalhar dentro da CPTM é benéfico não apenas para eles, mas também para toda a rede ferroviária. Além da segurança de trabalhar em um local fixo e legal, estas pessoas agora são preparadas para lidar com o dia a dia dos seus negócios e até mesmo o futuro crescimento dos seus projetos”, afirma Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

“A primeira turma teve aulas com o Sebrae-SP sobre temas da gestão de pequenos negócios como formação de preço, controles financeiros, abertura de empresa e visual merchandising. A segunda fase da capacitação inclui novos temas e possibilidade de acesso ao crédito. Num período tão cheio de desafios, empreender de forma planejada e com conhecimento é o principal caminho para a inclusão produtiva”, destaca Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

“O comércio ilegal é proibido nos trens e estações da CPTM e isso continuará a ser combatido, mas todos os cidadãos têm o direito de trabalhar. Este curso de capacitação dá a quem quer trabalhar legalmente importantes ferramentas para empreender, crescer e gerar novos empregos”, completa Pedro Moro, presidente da CPTM.



Tags