Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 14/02/2018 15:39:23

 

​Exposição reúne 30 cartazes na Estação Água Branca

 Intervenção artística revela parte da história da Freguesia do Ó e da av. Santa Marina

​​“Ó: caminho, estrada, avenida” é a nova intervenção artística que ganha vida nas paredes da Estação Água Branca, que serve a Linha 7-Rubi da CPTM. A partir desta segunda-feira (12/2), o público poderá conferir 30 cartazes impressos em serigrafia no formato 60x90 cm, que fazem parte do livro “Ó: caminho, estrada, avenida”. O artista Gilberto Tomé é o autor da obra que tem como base fotos antigas reproduzidas a partir do Acervo do Santa Marina Atlético Clube e fotografias atuais de sua autoria.

IMG-20180214-WA0008.jpg“Essa intervenção é, antes de tudo, uma experiência gráfica de fusão entre duas linguagens: a do livro e a do cartaz”, explica o autor. Trata-se de um projeto de livro em grandes dimensões. “As páginas apresentam-se dobradas em cadernos, porém soltas, sem grampos ou qualquer tipo de costura, com textos e imagens, como cartazes, comenta Tomé. 


A obra tem como base imagens e textos relativos à paisagem ​paulistana, numa abordagem poética e subjetiva de fatos históricos, remontando a origem do bairro da Freguesia do Ó, região que também foi conhecida como o antigo Caminho de Manuel Preto um dos principais bandeirantes paulista. Anos mais tarde recebeu o nome de Estrada de Nossa Senhora do Ó e no início do século 20, transformou-se na avenida Santa Marina – a mais antiga ligação entre a Água Branca e a Freguesia do Ó. 

Sobre o artista
Artista​ visual, Gilberto Tomé concluiu o curso de Arquitetura e Urbanismo na FAU USP em 1992. Iniciou nas artes gráficas na Oficina das Artes do Livro, espaço voltado à divulgação das técnicas tradicionais de fabricação de papel, impressão tipográfica e encadernação. De 2000 a 2008, frequentou o ateliê de gravura do Sesc Pompeia. Participou, em 2005, da primeira edição do Ateliê Amarelo, ateliê residência no centro da cidade de São Paulo, coordenado por Maria Bonomi. Seu projeto consistia em desenhar São Paulo a partir da memória e de percursos pelas ruas do Centro.

Em 2013 apresentou o projeto “Mestres tipógrafos, impressões de vida”, sobre tipografias ainda atuantes em São Paulo, através de publicação e exposição na Oficina Cultural Oswald de Andrade. E em 2014, participa da exposição Cidade Gráfica, no Itaú Cultural, com o trabalho “Livrocidade”, experiência híbrida entre livros e cartazes. Como designer desenvolve projetos gráficos de livros, catálogos e guias culturais, como o Mapa das Artes, entre outros impressos. 

Serviço:
Exposição: “Ó: caminho, estrada, avenida” 
Data: De 5 a 28/2
Horário: das 4h às meia-noite.
Local: Estação: Água Branca (Linha 7-Rubi) 
Grátis para usuários​
Tags