Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 12/08/2019 17:35:44

 

​Mutirão da Catarata tem inscrições prorrogadas até esta quinta-feira, 15

 Cadastramento pode ser feito na Estação Brás da CPTM, das 9h às 17h

Quem ainda não se cadastrou no mutirão da catarata terá mais uma oportunidade. As inscrições foram prorrogadas até quinta-feira, 15/8. O posto de cadastramento funciona das 9h às 17h, na Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM. 

O programa é destinado para as pessoas que moram na capital paulista. Realizado pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, o projeto “Mutirão de Cirurgia da Catarata” completou 17 anos de atuação com mais de 20 mil cirurgias gratuitas realizadas no período. 

A catarata é a perda da transparência do cristalino. A causa mais comum da doença é o processo de envelhecimento natural das células do cristalino, embora fatores como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas e congênitas, medicamentos e infecções oculares também contribuam para sua aparição.

Em geral, os primeiros sinais da doença surgem após os 60 anos. Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica. Porém, o diagnóstico da doença não pressupõe a necessidade imediata de operação. 

Algumas cataratas progridem mais rapidamente, enquanto outras tem seu desenvolvimento de forma lenta. Entretanto, a redução da visão provocada pela doença só pode ser recuperada através da substituição do cristalino opacificado por um artificial, no caso, uma lente intraocular. 

A iniciativa conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para atividades ligadas à promoção da saúde e ao bem-estar dos passageiros, e também ações culturais de artistas e instituições parceiras.   

Serviço:

Campanha de Cadastramento para Mutirão da Catarata

Estação: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Data: até quinta-feira, dia 15/08
Horário: das 9h às 17h
Grátis para passageiros



Tags