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Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 24/11/2020 20:28:17

 

​No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, CPTM inaugura três novos Espaços Acolher

 A ampliação dessa rede de apoio para 39 salas eleva ainda mais a capacidade de atendimento às mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações

No dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a CPTM inaugura três novos Espaços Acolher, chegando ao total de 39 salas distribuídas em estações de toda a região metropolitana de São Paulo.

Os locais têm como objetivo dar atendimento humanizado e com privacidade a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações da companhia.

As novas salas estão localizadas nas estações Itapevi (Linha 8-Diamante), Granja Julieta (Linha 9-Esmeralda) e São Caetano do Sul (Linha 10-Turquesa). Nestes espaços, a passageira receberá um atendimento mais reservado, separado do agressor, e feito por uma pessoa preparada para lidar com a situação. Além disso, a ampliação dessa rede de apoio eleva ainda mais a capacidade de atendimento às mulheres vítimas destes crimes que precisam ser eliminados não apenas da CPTM, mas de toda sociedade.

Além das salas recém-inauguradas, a CPTM possui Espaços Acolher nas seguintes estações:

• Linha 7-Rubi – Várzea Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Perus, Vila Aurora e Pirituba;

• Linha 8-Diamante – Jandira, Barueri, Carapicuíba e Domingos de Moraes;

• Linha 9- Esmeralda – Grajaú, Jurubatuba, Berrini, Hebraica-Rebouças, Pinheiros, Villa-Lobos – Jaguaré e Osasco;

• Linha 10-Turquesa – Rio Grande da Serra, Mauá, Santo André e Tamanduateí;

• Linha 11-Coral – Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guaianases, José Bonifácio e Bom Bosco;

• Linha 12-Safira – Itaquaquecetuba, Itaim Paulista e São Miguel Paulista;

• Linha 13-Jade – Aeroporto-Guarulhos. 


E nas estações de integração:
Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Osasco (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Palmeiras Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante).

“A inauguração dos três últimos Espaços Acolher previstos para 2020 justamente nesta data tão importante reforça o compromisso da CPTM em garantir que nossas passageiras sejam respeitadas e as nossas colaboradoras vejam a companhia como um lugar seguro, acolhedor e, principalmente, justo para elas”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

Desde agosto deste ano, quando a abertura dos espaços foi retomada, a CPTM realizou 27 atendimentos no Espaço Acolher, mas vale lembrar que qualquer mulher que sofra importunação sexual dentro de um trem ou estação pode e deve solicitar o auxílio de um funcionário da companhia mesmo que não haja uma sala disponível no local onde ela estiver.


Programa “Em Movimento por Elas”

O Espaço Acolher faz parte do programa 'Em Movimento Por Elas', lançado em março deste ano em parceria com o Instituto Avon, que consiste na formulação de políticas públicas no âmbito da companhia, criando uma rede de proteção às mulheres com base em implementação de projetos internos e externos que permitam o fortalecimento da autoestima, visibilidade para questões de gênero e combate à violência contra a mulher. 

Entre as ações internas do programa, a CPTM realizou nos dias 24 de 25 de novembro o Workshop “Como encontrar o seu jeito de enfrentar a violência contra mulheres e meninas”, exclusivo para supervisores, líderes de manutenção e operação, alguns assessores técnicos e executivos e Técnicos de Transporte. 

As palestras foram apresentadas por Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon, que mostrou como é possível contribuir para a diminuição deste tipo de violência, identificando diversos tipos de assédio, como o moral, psicológico, patrimonial e sexual, e como combatê-los, atuando com diversas formas de ativismo. Além disso, o workshop identificou as principais dificuldades para que esse problema seja de fato resolvido e que sejam eliminadas as barreiras que impedem o empoderamento das mulheres.

“Todas as grandes empresas têm importantes discursos pela valorização da mulher e combate ao machismo. A CPTM é uma grande empresa, transporta três milhões de pessoas sendo que a maior parte são mulheres e, por isso, tomou a decisão de sair só do discurso”, lembra o presidente da companhia.

Além de todas as ações de combate à violência e importunação sexual nos trens e estações, vale lembrar que a CPTM possui uma central de monitoramento da segurança, que funciona 24h por dia, 7 dias por semana, com 14 pessoas trabalhando por turno, que controlam mais de 2500 câmeras em estações, e até dezembro serão mais de 4000 câmeras. Nos trens são mais de 6000 câmeras de olho em todo o movimento durante a circulação. Todos os casos denunciados são registrados pela CPTM, que também é a responsável pelo encaminhamento do agressor para a autoridade policial.

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