Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 01/02/2023 19:41:11

 

​Nova turma de Maquinista de Trens Metropolitanos do Aluno Aprendiz começa nesta quinta-feira (2)

 Entre 08h e 17h, os 38 alunos Participam do Programa de Integração do Aluno Aprendiz, onde vão conhecer mais sobre a organização e a cultura da companhia

Os 38 alunos aprovados no processo seletivo para o programa Aluno Aprendiz da CPTM, em parceria com o Senai, iniciarão nesta quinta-feira (02/02) suas jornadas dentro da companhia. Neste dia, os escolhidos para o Curso Maquinista de Trens Metropolitanos vão participar do Programa de Integração para saber mais sobre os benefícios e conhecer mais sobre a organização e a cultura da companhia.
 
A integração acontece das 8h às 17h, na Rua Boa Vista, 170, no centro de São Paulo. Os tópicos serão apresentados por colaboradores da CPTM, como o gerente de Recursos Humanos, Ivan Moreno, e o analista de gestão de recursos humanos, Wilson Bizerra Sanches.
 
“Queremos que estes alunos um dia façam parte do quadro de colaboradores da CPTM. O curso não tem como objetivo apenas a formação profissional, queremos que essas pessoas realmente queiram fazer parte da companhia”, diz Wilson.
 
Esta será a segunda turma do curso de maquinista, que tem como objetivo suprir a necessidade de mão de obra especializada no segmento ferroviário que se expande, para buscar soluções e propiciar transporte público de qualidade à população. Os aprendizes terão aulas teóricas e técnicas no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, na Lapa, que possui um protótipo de estação ferroviária e da via permanente, um simulador de operação de trens e vários laboratórios técnicos. Os alunos também acompanharão a operação da CPTM com a supervisão dos profissionais da empresa.
 
O curso terá duração de 12 meses e formação em Simuladores de Operação de Trens, visitas técnicas e aulas complementares nas áreas de Operação e Manutenção da CPTM. Os alunos aprendizes recebem uma bolsa de estudos que corresponde a um salário mínimo. Além disso, todos eles receberão como benefícios plano de saúde e odontológico, vale alimentação, vale transporte e vale refeição. O curso acontece das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags