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Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 12/01/2022 08:20:47

 

​CPTM dá início ao processo licitatório para obra do novo Terminal Estação Varginha

 O novo terminal de ônibus estará interligado à futura estação Varginha da Linha 9-Esmeralda e será totalmente construído pela CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM publicou na edição desta quarta-feira (12/01) no Diário Oficial o edital para contratação de execução de obras do terminal de ônibus Varginha que estará interligado à futura estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, que tem obras em andamento e previsão de entrega à população ainda este ano.  

A implantação do terminal urbano de integração faz parte de um convênio assinado entre a CPTM e a SPtrans em maio de 2020 para viabilizar recursos para a construção, sob responsabilidade da CPTM e acompanhamento e fiscalização em conjunto com a SPTrans. O novo terminal de ônibus, implantado na Avenida Paulo Guilguer Reimberg, junto à futura Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, amplia a integração entre modais rodoviário e trilhos para atender à demanda de passageiros da região do extremo Zona Sul de São Paulo. 

O valor estimado da contratação é de R$ 90.827.405,69 (base setembro/2021), com prazo para execução previsto em 36 meses, sendo 24 meses para execução dos serviços e 12 meses de operação assistida, o novo terminal atenderá as linhas do corredor Paulo Guilguer, provenientes dos bairros de Jardim Varginha, Jardim Itajaí, Balneário São José, Vila da Paz, além das linhas dos bairros a oeste e sul da Avenida Teotônio Vilela, como Colônia, Marsilac, Casa Grande e Jardim Paulo Afonso. 

O escopo técnico prevê a realização de obras civis que contemplam a implantação de acesso viário ao terminal, implantação de acessos acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em conformidade aos critérios e parâmetros da NBR 9050.  Implantação de plataformas de passageiros, construção do edifício operacional, com áreas operacionais e de funcionários, construção do edifício de acesso, com bicicletário, bilheterias e passarela de acesso às plataformas.  Além de toda infraestrutura com implantação de sistemas de energia, soluções sustentáveis com captação de energia solar e aproveitamento de águas pluviais, bem como equipamentos de segurança com instalações de proteção e combate a incêndio, sistemas mecânicos e de utilidades, eletrônicos para tecnologia da informação, entre outros.  

A licitação deve ocorrer na forma presencial pelo modo de disputa aberto, critério de julgamento menor preço e regime de execução de “contratação semi-integrada”. A sessão pública está agendada para 23 de março deste ano e a estimativa é que na 1ª quinzena de maio contrato seja formalizado com o vencedor do certame. 


Obras da Estação Varginha

As obras da futura Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda da CPTM estão na fase de implantação da infraestrutura para via permanente e rede aérea.   Iniciada em 2020, a construção da estação faz parte do lote 2 do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul de São Paulo com investimento total de R$ 975 milhões e objetivo de ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região.

Incluem o projeto as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias, ambas entregues no ano passado. Foram entregues dois viadutos rodoviários, o Micronésia e Jacopo Torriti, localizados entre as estações Grajaú e Bruno Covas-Mendes-Vila Natal, permitindo travessias de veículos e pedestres sobre as vias férreas. Na infraestrutura civil, o complexo projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda inclui ainda investimentos na construção de mais dois viadutos rodoviários, um terá o nome de Leste-Oeste, que permitirá a travessia de veículos e pedestres sobre as vias férreas, e o viaduto Paulo Guilguer Reimberg, que já conta com um desvio feito na avenida para andamento da obra. Completam o projeto uma passarela sobre a ferrovia e cinco passagens inferiores, sendo duas exclusivamente para pedestres. 
 
No tocante à operação, dentro da expansão da Linha 9-Esmeralda já foi construída a subestação de energia Mendes e acréscimo da subestação Dutra, unidades que vão possibilitar aos trens trafegarem entre as estações Grajaú e Varginha, além de dar suporte de energia para sinalização ferroviária no trecho.  A estimativa é que mais 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9 diariamente com o funcionamento integral das novas estações.  
 
Com investimento de R$ 87 milhões, a Estação Varginha está prevista para ser entregue à população no segundo semestre deste ano com um período de 12 meses de operação assistida.  Localizada na divisa com Parelheiros, a estação beneficiará cerca de 50 mil passageiros por dia vindo de bairros, como Varginha, Vila Natal, Granja Nossa senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.  Para acesso dos passageiros à estação serão implantadas três passarelas, sendo que uma das passarelas será de interligação ao novo terminal de ônibus.   
 
 As obras civis contemplam a construção de 5 mil metros de via permanente e rede aérea, execução do pátio de estacionamento e manobra de trens, duas plataformas de acesso aos trens no Pátio de Varginha, salas técnicas operacionais, seis muros de contenção e aterro no entorno do Viaduto Ferroviário 2. Toda a infraestrutura para instalação de sistemas elétricos e de sinalização, como instalação de 2.440 metros de banco de dutos para eletrificação, sistemas de sinalização e dados, bem como cabine primária de alimentação elétrica.  
 
A Estação Varginha contará com todos os itens de acessibilidade universal, equipada com dois elevadores, quatro escadas rolantes e quatro fixas, além de banheiros adaptados e rota tátil. A estação contará com um bicicletário com capacidade para 750 bicicletas.    
 
Seguindo os padrões de sustentabilidade da companhia, a estação terá equipamentos destinados à coleta seletiva de resíduos sólidos, aquecimento solar para chuveiros dos funcionários e reaproveitamento de água pluvial.

Sobre a CPTM 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é a maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, com 3 milhões de usuários transportados por dia útil. Diariamente os trens percorrem cerca de 80 mil km, ou duas voltas em torno da terra, em quase 2.750 viagens programadas. Juntas as sete linhas da CPTM somam 273 km de extensão, dos quais 138,5 km estão na capital paulista, que também conta com 48 estações do total de 96. Além da capital, por meio de suas setes linhas, a CPTM atende os moradores de outros 22 municípios.



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