Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 07/12/2018 15:37:42

 

​Samu faz simulado de Incidente com Vítimas na Estação Santa Rita

 

A Secretaria de Saúde, através do Samu Regional Oeste, realizará em parceria com a CPTM uma simulação de Incidente de Múltiplas Vítimas (IMV) no município de Itapevi, na grande São Paulo. O simulado será realizado neste sábado (8/12), das 10h às 13h, entre as estações Santa Rita e Amador Bueno, na extensão da Linha 8-Diamante (Itapevi – Amador Bueno). Mais de 100 pessoas estão envolvidas neste evento. 

Para este exercício está sendo criado um “incidente”, com um hipotético descarrilamento de um trem nas proximidades da Estação Santa Rita, no sentido Amador Bueno, nas imediações da avenida Leda Pantalena. O simulado terá a participação de mais de 80 atores que atuarão como feridos, além de todos os profissionais do Samu, Bombeiros e da própria CPTM convidados a participar dessa grande operação.

As equipes de prontidão na Plataforma Santa Rita, detectarão o incidente e informarão o CCO (Centro de Controle) da CPTM que seguirá o protocolo interno, acionando o Samu pelo telefone 192 e os Bombeiros pelo 193, além dos agentes de segurança, as equipes de manutenção e a elaboração de avisos públicos para os usuários, entre outros procedimentos adotados neste tipo de ocorrência.

Para dar forma a este evento, um workshop foi realizado em 13 de novembro, na sede da CCR, em Barueri, com todos os envolvidos no mega simulado. O DRHR (Departamento de Segurança do Trabalho e Relações Sindicais) participou diretamente no workshop representado pela equipe de segurança do trabalho. O técnico em Segurança do Trabalho, Emison Souza de Azevedo, promoveu palestra de integração com os participantes, apresentando os principais riscos no simulado e em operações reais nos entremuros da CPTM.

Nos dias 29/11 e 05/12 houve mais apresentações promovidas dessa vez pelo técnico em Segurança do Trabalho, Antônio Cláudio Lino da Silva, tendo como público alvo as vítimas (estudantes/atores), que receberam orientações básicas para o acesso às vias da CPTM. Desde o primeiro contato feito pelo Samu, ocorreram várias reuniões de alinhamento entre o órgão e as diversas áreas da CPTM.


Tags