Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 22/05/2017 19:00:41

 

​​​​​Sesc homenageia 25 anos da CPTM promovendo atividades em inúmeras estações​

 

Brincadeira---Circulo-indiano-1540x550.jpg

Em homenagem aos 25 anos da CPTM em 28 de maio, o Sesc promoverá atividades em diversas estações, entre os dias 23 e 26. Confira a programação e participe:​

Abrindo a programação, na quarta-feira (24), das 14h às 15h30, o Sesc Osasco realizará um show de forró da banda Sambasonic com aula aberta de dança. Um casal de dançarinos vai interagir com o público da Estação Osasco, que atende as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. 

Na quinta-feira (25), das 10h às 1​6h, a programação do Sesc Itaquera agitará os usuários da Estação Dom Bosco, que atende a Linha 11-Coral. Na primeira intervenção, as grades da passarela de acesso ao terminal sul ganharão um bordado colorido, criado pelo coletivo de grafite “Meio Fio” com colaboração dos usuários. O tema escolhido é um trecho da obra de Guimarães Rosa: “Digo: o real não está na saída nem na chegada. Ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”.

Das 10h às 12h e das 14h às 16h, a ação Sussurros Literários vai aguçar os sentidos do público, despertando sensações e emoções em um momento de ruptura e contemplação na correria do dia a dia. Nesta atividade, três atores vão interagir com os usuários, que participarão com os olhos vendados, ouvindo poesias e textos literários de grandes artistas nacionais e internacionais. A proposta é permitir ao usuário vivenciar uma experiência inusitada e surpreendente, acompanhada por sons e efeitos musicais que servem de trilha sonora para a literatura. 

Junto com a Estação Dom Bosco, a Estação José Bonifácio promoverá vivência de beisebol, das 10h às 16h. A atividade monitorada permite a prática esportiva sob assistência de um coordenador e de uma equipe de monitores. Equipamentos infláveis, não infláveis e materiais utilizados na modalidade, luvas, bolas, tacos e protetores, entre outros, estarão à disposição do público. 

Na Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira, o Sesc Belenzinho deixará no local uma “Sericleta”, bicicleta que produz serigrafias. Das 12h às 13h30, a atividade aberta ao público será realizada ao vivo, com a impressão de cartões postais (12cmX18cm), que serão distribuídos gratuitamente para os participantes. 

Na sexta-feira (26), das 12 às 13h30, a Estação Tatuapé recebe o “Cabaré 3 Vinténs”, espetáculo inspirado nos cabarés de variedades da década de 1930, com influências teatrais, circenses e do Jazz feito para dançar. O repertório autoral narra o encontro entre o Jazz e a música brasileira, além de temas clássicos dos cortejos de New Orleans e das caravanas ciganas de Jazz Manouche. 

Já o Sesc Santo Amaro traz a banda “Batutas do Coreto” para se apresentar nas estações Santo Amaro, às 11h; Pinheiros, às 12h; e Osasco, às 13h. A banda se deslocará de trem, alegrando também o dia dos usuários que estiverem a bordo. O maior propósito do “Batutas do Coreto” é reapresentar a linguagem que deu origem à grande parte da música popular brasileira, e sobre tudo trazer a sonoridade das bandas que tocavam em praças e eventos públicos. 

A banda é formada por flautas, saxofones, trompete, trombone, tuba, violão de 7, cavaquinho e percussão. O repertório dos músicos homenageia Anacleto de Medeiros, um dos grandes compositores de música erudita brasileira e de todas as variantes pertencentes ao “choro”. Maestro de bandas em Paquetá, do Corpo de Bombeiros do Rio de janeiro em 1896, Anacleto fez parte da primeira geração de chorões. 

Importante parceiro da CPTM, há 15 anos o Sesc promove atividades nas estações. Neste período, eventos culturais e esportivos, criados especialmente para os usuários, têm difundido a arte e a prática esportiva, impactando na melhoria da educação e da qualidade de vida do público, de todas as faixas etárias. 
25 anos CPTM 

A CPTM foi criada em 28 de maio de 1992. Neste período, a Companhia se consolidou como a maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, com 2,8 milhões de usuários transportados por dia útil.  Diariamente os trens percorrem cerca de 80 mil km, ou duas voltas entorno da terra, em quase 2.750 viagens programadas. Juntas as seis linhas da CPTM somam 260,8 km de extensão, dos quais 136,5 km estão na capital paulista, que também conta com 46 estações do total de 92. Além da capital, a CPTM atende os moradores de outros 21 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Serviço

Quarta-feira (24/5)
Estação Osasco (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda)
Atração: Show de Forró com Aula Aberta de Dança 
Horário: das 14h às 15h30 

Quinta-feira (25/5)
Estação Dom Bosco (Linha 11-Coral)
Atração: Grafite nas grades da passarela de acesso ao terminal sul.
Horário: das 10h às 16h

Atração: Sussurros Literários
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 16h

Estações Dom Bosco e José Bonifácio (Linha 11-Coral)
Atração: Vivência de beisebol
Horário: das 10h às 16h 

Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Tatuapé)
Atração: Sericleta 
Horário: das 12h às 13h30 

Sexta-feira (26/5)
Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Tatuapé)
Atração: Cabaré 3 Vinténs
Horário: das 12h às 13h30 

Estações Santo Amaro, Pinheiros e Osasco (Linha 9-Esmeralda)
Atração: Batutas do Coreto
Horário: às 11h, Santo Amaro; 
      às 12h, Pinheiros; 
      às 13h, Osasco.  


​​
Tags