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Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 14/05/2021 15:45:22

 

​Nova personagem da websérie “Histórias Ferroviárias” vem de uma família conectada aos trilhos

 Sheila Cláudio nasceu em Minas Gerais e trabalha como agente de serviços de operação

O 16º episódio da websérie "Histórias Ferroviárias" nos apresenta Sheila Miranda Cláudio. Em seu dia a dia, a colaboradora da CPTM vende bilhetes, atende na linha de bloqueios e atua no sistema de som da estação.

Natural de Visconde do Rio Branco, Sheila se lembra dos extensos laços de sua família com o setor ferroviário. Seu avô já trabalhava na área, em Minas Gerais. Seu pai mudou de estado, veio para São Paulo, mas seguiu na mesma profissão. Entrou na CBTU, naquela época. Os tios e primos também são ferroviários, atuando tanto na CPTM, quanto na MRS, que é a antiga rede ferroviária.

Além da tradição da família, Sheila afirma que outro estímulo para ela entrar na profissão foi ter crescido em Paranapiacaba. “Ali é uma vila de ferroviários. Então, a tendência era todos ingressarem na ferrovia”. A colaboradora se recorda de sua relação sentimental com os trilhos “Eu brincava no meio dos trens. Tem o museu da ferrovia. Toda a minha vida foi no meio dos trens”.

Um dos desejos de Sheila era ser maquinista. “Meu tio falava: “deixa de ser boba, não tem mulher maquinista. Depois surgiu a primeira. Aí já deu uma esperança”. Mas ela, acabou optando, no fim, por realizar seu trabalho na estação. “Eu me sinto realizada através do meu trabalho, através da CPTM”.  

Histórias Ferroviárias

O Projeto Histórias Ferroviárias é o primeiro de diferentes ações que serão implementadas pela empresa em 2021, dentro do Programa Cultural CPTM. O objetivo do projeto, cujos episódios serão publicados todas as terças e sextas-feiras até o mês de julho, é melhorar as relações interpessoais em diferentes aspectos, valorizando as pessoas que fazem parte deste universo tão diversificado. Além disso, estas histórias visam mostrar aos passageiros da companhia quem são as pessoas que não param mesmo durante a pandemia, transportando quem trabalha nos serviços essenciais e não podem cumprir o isolamento social.

Mostrar todos os sotaques e idiomas que formam a CPTM também é uma forma de humanizar a relação com os passageiros. As histórias mostradas na websérie são parecidas com a de tantas outras pessoas, que deixaram suas cidades natais em busca de um futuro melhor na região metropolitana de São Paulo.

Dos 7.786 colaboradores da CPTM, mais de 99% são brasileiros, embora no quadro de funcionários existam pessoas de Portugal, Chile, China, Espanha, Itália, Japão e Rússia. Entre os brasileiros, praticamente todos os estados compõem essa vitrine de pessoas, incluindo todas as etnias.

As gravações foram feitas pela Abacate Filmes, indicada pelo CIEE, e seguiram todos os protocolos de segurança necessários durante a pandemia para garantir a saúde dos colaboradores e toda a equipe de trabalhou no projeto.

A história de Sheila e todas as que serão mostradas na websérie podem ser acessadas no canal oficial da CPTM no YouTube (www.youtube.com/cptmoficial) e nas demais redes sociais.

A CPTM mantém perfis ativos e bastante relevantes nas principais redes sociais, atingindo um grande número de pessoas com publicações que interagem com os passageiros, mostram interferências nas linhas, campanhas de conscientização e melhorias que afetam positivamente a vida dos quase três milhões de pessoas que utilizam os 271 quilômetros de vias em 23 municípios da Grande São Paulo. Acompanhe a websérie nas redes sociais da companhia. 


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