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Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 29/03/2021 18:13:14

 

​Websérie da CPTM “Histórias Ferroviárias” apresenta o presidente da companhia, nascido no exílio

 3º episódio mostra Pedro Moro, que nasceu no Chile e morou na Bélgica antes de voltar ao Brasil

O terceiro episódio da websérie “Histórias Ferroviárias”, que apresentará 36 dos quase 8 mil colaboradores da companhia que nasceram em diferentes locais do Brasil e do mundo, mostrando como a chegada à CPTM mudou para melhor estas vidas, trará nesta terça-feira (30/03) a história de Pedro Moro, diretor presidente da companhia.

Os pais de Pedro fugiram para o Chile quando a mãe ainda estava grávida. Depois do nascimento, entretanto, começou uma ditadura militar também no país em que ele nasceu, o que obrigou a família a partir para um novo exílio, dessa vez em Bruxelas. Pedro só conheceu o Brasil aos sete anos de idade.

O pai dele era advogado, e Pedro chegou a cursar a faculdade de Direito, mas a paixão pelos números falou mais alto. Ele chegou à CPTM em 2007 para atuar na área de Planejamento da companhia, e após ocupar vários cargos nas mais diversas áreas, inclusiva na Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), Pedro assumiu a presidência da companhia em 2019. “Sempre se preocupe com os outros que você estará bem consigo mesmo”, afirma Pedro no vídeo sobre a sua história.

O Projeto Histórias Ferroviárias é o primeiro de diferentes ações que serão implementadas pela empresa em 2021, dentro do Programa Cultural CPTM. O objetivo do projeto, cujos episódios serão publicados todas as terças e sextas-feiras até o mês de julho, é melhorar as relações interpessoais em diferentes aspectos, valorizando as pessoas que fazem parte deste universo tão diversificado. Além disso, estas histórias visam mostrar aos passageiros da companhia quem são as pessoas que não param mesmo durante a pandemia, transportando quem trabalha nos serviços essenciais e não podem cumprir o isolamento social.

Mostrar todos os sotaques e idiomas que formam a CPTM também é uma forma de humanizar a relação com os passageiros. As histórias mostradas na websérie são parecidas com a de tantas outras pessoas, que deixaram suas cidades natais em busca de um futuro melhor na região metropolitana de São Paulo.

Dos 7.786 colaboradores da CPTM, mais de 99% são brasileiros, embora no quadro de funcionários existam pessoas de Portugal, Chile, China, Espanha, Itália, Japão e Rússia. Entre os brasileiros, praticamente todos os estados compõem essa vitrine de pessoas, incluindo todas as etnias.

As gravações foram feitas pela Abacate Filmes, indicada pelo CIEE, e seguiram todos os protocolos de segurança necessários durante a pandemia para garantir a saúde dos colaboradores e toda a equipe de trabalhou no projeto.

A websérie também mostrará, por exemplo, a história de um imigrante japonês cujos pais vieram para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, além de tantas outras, que mostram que a CPTM foi uma escolha de vida para muitas pessoas, movidas por grandes sonhos e por grandes paixões, inclusive pela própria ferrovia.

A história de Pedro Moro e todas as que serão mostradas na websérie podem ser acessadas no canal oficial da CPTM no YouTube (www.youtube.com/cptmoficial) e nas demais redes sociais.

A CPTM mantém perfis ativos e bastante relevantes nas principais redes sociais, atingindo um grande número de pessoas com publicações que interagem com os passageiros, mostram interferências nas linhas, campanhas de conscientização e melhorias que afetam positivamente a vida dos quase três milhões de pessoas que utilizam os 271 quilômetros de vias em 23 municípios da Grande São Paulo. Acompanhe a websérie nas redes sociais da companhia. Confira:

Instagram: cptm_oficial

Twitter: CPTM_oficial

Facebook: CPTM.fanpage

Youtube: CPTMoficial


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