Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 19/01/2023 13:10:36

 

​CPTM celebra aniversário de São Paulo com viagem extra do Expresso Turístico para Paranapiacaba em 25/01

 Trem histórico terá um vagão a mais; os 264 ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla

Para celebrar o aniversário da cidade de São Paulo, a CPTM irá promover na próxima quarta-feira (25/01) uma viagem extra do Expresso Turístico para Paranapiacaba. E, desta vez, mais pessoas poderão desfrutar deste passeio que une história e beleza em um único percurso.

Na viagem deste feriado, serão ofertados pela primeira vez 264 lugares, distribuídos em três vagões (um a mais que o habitual), o que significa 88 lugares a mais que os tradicionalmente oferecidos. Os ingressos, com valor de R$ 50, podem ser adquiridos no site da Sympla a partir desta quinta-feira (19/01).

“Desde novembro do ano passado o Expresso Turístico entrou em uma nova fase. As vendas presenciais na Estação da Luz foram substituídas pelas vendas online, o que facilitou o acesso das pessoas a essas viagens incríveis”, afirma Luiz Otávio Libério, Chefe do Departamento de Novos Negócios da CPTM.

“E com este acréscimo no número de assentos no feriado muitos passageiros farão a viagem pela primeira vez”, completa.

O embarque será realizado na plataforma 1 da Estação da Luz, que atende as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM, além das linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô. O Expresso tem partida marcada para às 8h30, e inicia o retorno em Paranapiacaba às 16h30.

Expresso Turístico
Desde 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, passeios de trem que saem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino à Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. O passeio do Expresso Turístico é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd - Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), reformados e mantidos pela CPTM.

Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história durante o trajeto.

O embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação da Luz, porém, nesta quarta-feira (25), excepcionalmente, o embarque será na plataforma 1. O retorno das cidades visitadas é às 16h30. No total, são 174 poltronas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).
 
Sobre a CPTM
A companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. Por meio de suas cinco linhas, a CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.


Tags