Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 28/05/2021 12:13:33

 

Websérie “Histórias Ferroviárias” nos apresenta o Chefe Geral de Estações de Jurubatuba, na linha 9-Esmeralda​

 Agalleve veio de Goiás e havia quase resolvido mudar de São Paulo, quando entrou na CPTM

No dia do aniversário da CPTM, a websérie “Histórias Ferroviárias” conta sobre a vida de Agalleve Gomes de Araújo, que trabalha na estação Jurubatuba, na Linha 9-Esmeralda. Para ele, a função de Chefe Geral de Estações “é o mar onde precipitam todos os rios”, já que se tem que estar a par e encontrar solução para todas as ocorrências que acontecem na estação.   

Agavelle veio de Itapirapuã (Goiás) e resolveu se mudar para São Paulo a convite da tia, moradora da zona leste paulistana, após ele visitá-la na cidade. Voltou para Goiás, apenas para falar diretamente com sua mãe sobre a decisão “porque eu sou filhão mesmo”, diz sorrindo o colaborador da CPTM.       

Ao comentar sobre a vida em seu estado natal, onde foi boia-fria, trabalhou com laticínios e chegou a servir por 4 anos o Exército, diz que “não tinha um rumo lá”.  “Minha irmã me deu uma passagem para eu vir e R$ 20 para chegar e procurar emprego. Vim de Goiana para cá sem comer, só tomando água”. Quando se encontrou com a tia, ela acabou ficando com os R$ 20, “mas dei de bom coração e era por uma boa causa”. 

Em São Paulo, trabalhou em um shopping como vigia e lá, uma pessoa que já havia sido colaboradora na CPTM, avisou que havia um concurso para a Companhia. Fez a prova e, antes de saber o resultado, havia praticamente desistido da vida paulistana, com planos de ir para Belém do Pará. No entanto, o destino ocorreu de forma diferente. “Quando eu cheguei em casa, havia um telegrama dizendo que eu tinha passado no concurso da CPTM. Então, os caminhos abriram a partir desse dia”, lembra Agalleve.  

O Chefe Geral de Estações, que até hoje não encontrou um homônio e tem vários apelidos como “Agalight” e “Bonafont” sonha agora em fazer uma pós-graduação em Direito, ser empreendedor e ficar mais próximo de sua filha. 

Histórias Ferroviárias 

O Projeto Histórias Ferroviárias é o primeiro de diferentes ações que serão implementadas pela empresa em 2021, dentro do Programa Cultural CPTM. O objetivo do projeto, cujos episódios serão publicados todas as terças e sextas-feiras até o mês de julho, é melhorar as relações interpessoais em diferentes aspectos, valorizando as pessoas que fazem parte deste universo tão diversificado. Além disso, estas histórias visam mostrar aos passageiros da companhia quem são as pessoas que não param mesmo durante a pandemia, transportando quem trabalha nos serviços essenciais e não podem cumprir o isolamento social. 

Mostrar todos os sotaques e idiomas que formam a CPTM também é uma forma de humanizar a relação com os passageiros. As histórias mostradas na websérie são parecidas com a de tantas outras pessoas, que deixaram suas cidades natais em busca de um futuro melhor na região metropolitana de São Paulo. 

Dos 7.786 colaboradores da CPTM, mais de 99% são brasileiros, embora no quadro de funcionários existam pessoas de Portugal, Chile, China, Espanha, Itália, Japão e Rússia. Entre os brasileiros, praticamente todos os estados compõem essa vitrine de pessoas, incluindo todas as etnias. 

As gravações foram feitas pela Abacate Filmes, indicada pelo CIEE, e seguiram todos os protocolos de segurança necessários durante a pandemia para garantir a saúde dos colaboradores e toda a equipe de trabalhou no projeto. 

A história de Agalleve e todas as que serão mostradas na websérie podem ser acessadas no canal oficial da CPTM no YouTube (www.youtube.com/cptmoficial) e nas demais redes sociais.

A CPTM mantém perfis ativos e bastante relevantes nas principais redes sociais, atingindo um grande número de pessoas com publicações que interagem com os passageiros, mostram interferências nas linhas, campanhas de conscientização e melhorias que afetam positivamente a vida dos quase três milhões de pessoas que utilizam os 271 quilômetros de vias em 23 municípios da Grande São Paulo. Acompanhe a websérie nas redes sociais da companhia. Confira: 

Instagram: cptm_oficial 

Twitter: CPTM_oficial 

Facebook: CPTM.fanpage 

Youtube: CPTMoficial


Tags