Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 09/08/2019 16:54:06

 

​Último dia para inscrição no Mutirão da Catarata

 Cadastramento poderá ser feito nesta segunda (12) na Estação Brás da CPTM

Esta segunda-feira (12/8) será o último dia para os interessados em se cadastrar no mutirão da catarata fazerem a pré-inscrição. O posto de cadastramento funcionará das 9h às 17h, na Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM.

O programa é destinado para pessoas que residem na capital paulista. O projeto “Mutirão de Cirurgia da Catarata” é realizado pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária e completou 17 anos de atuação, com mais de 20 mil cirurgias gratuitas realizadas neste período. 

A catarata é a perda da transparência do cristalino. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da doença, embora haja outros fatores como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas medicamentos e infecções oculares. Em geral, os primeiros sinais da doença surgem depois dos 60 anos. 

Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica. O diagnóstico não pressupõe a necessidade imediata de operação já que algumas cataratas são lentas e outras progridem com mais rapidez. Entretanto, a redução da visão provocada pela doença só pode ser recuperada com a substituição do cristalino opacificado por um artificial, no caso uma lente intraocular.

A iniciativa conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para atividades ligadas à promoção da saúde e ao bem-estar dos passageiros, e também ações culturais de artistas e instituições parceiras.   

Serviço

Campanha de Cadastramento para Mutirão da Catarata
Estação: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Data: segunda-feira, dia 12/08
Horário: das 9h às 17h
Grátis para passageiros
Tags