Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 17/02/2017 18:04:21

 
​Estação da Luz expõe maquete e réplicas de trens da SPR

 Primeira ferrovia de São Paulo, a São Paulo Railway completou 150 anos nesta semana

 

Os amantes do ferreomodelismo terão a oportunidade de conhecer, neste sábado, dia 18, uma réplica da Estrada de Ferro Santos – Jundiaí que ficará exposta na Estação da Luz, das 8h às 17h. A maquete é composta por modelos confeccionados em escala reduzida de veículos e estruturas ferroviárias como trens, bondes, automotrizes e cenários. Com nove metros de comprimento e quatro metros de largura, é a maior maquete modular construída no Brasil.

O evento, que acontecerá no saguão principal da Estação da Luz, é resultado de uma parceria da CPTM com o FerreoClube do ABC, que exibirá miniaturas de cenários constituídos em torno de vias férreas. A maquete reúne cerca dez módulos, que ao serem unidos criam um cenário natural, simulando uma viagem de trem pelos trilhos. 

Algumas das paisagens representadas pelos módulos, de 90 cm de altura e 60 cm de largura, são fictícias. Outras reproduzem cenários de áreas urbanas e rurais, entre as quais a Vila de Paranapiacaba, em Santo André. No percurso do trem, é possível visualizar cenas de uma escavação arqueológica e a reprodução da Capela de Santa Cruz, em Rio Grande da Serra. 

Trens que circularam na época da SP Railways e da Rede Ferroviária também são destaques na exposição. 

O Ferreoclube do ABC

Criado em 2008, o grupo é formado por amantes do ferreomodelismo, atividade que consiste na construção de modelos em escada reduzida (1:87) de veículos e estruturas ferroviárias. Com sede em Santo André, cada integrante é responsável pela montagem de seu módulo. Atualmente contam com 30 módulos, que somam mais de 45 metros de trilhos em duas vias e diversos ramais. Para mais informações: http://www.ferreoclubeabc .com/

Curiosidades

Não há registro de quando ou onde surgiu a primeira miniatura de trem. Acredita-se que alguns ingleses organizaram um clube no fim do século XIX, e construíram estradas de ferro em escala exata reduzida. A primeira industrialização de “trenzinhos” aconteceu na Alemanha, entre 1880 e 1890. Eram locomotivas de latão e com impulsão por motor de relógio.  Os primeiros trens com motor elétrico foram produzidos pela empresa germânica Märklin, em 1900.

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais completos que existem, pois, seus adeptos usam as mais variadas habilidades: marcenaria, mecânica (modificações nas locomotivas), elétrica (ligações para a locomotiva se movimentar), eletrônica, pintura ou aerógrafo (para “envelhecer” uma locomotiva ou vagão), e assim por diante. Isso, sem contar o aproveitamento de materiais recicláveis como garrafas plásticas, palitos de sorvete, isopor e jornal, usados na construção das paisagens.

Serviço:

Exposição Ferreomodelismo
Estação da Luz (Linha 7-Rubi e 11-Coral)
Saguão Principal 
Sábado, dia 18/2, das 8h às 17h
Tags