Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 29/11/2022 19:58:06

 

​CPTM é a anfitriã do 49° encontro do Grupo Permanente de Autoajuda na área de Manutenção Metroferroviária – GPAA

 Evento reúne profissionais de operadoras do Brasil e do mundo para discussões técnicas entre os dias 30/11 e 02/12

Entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será a anfitriã da 49ª reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária – GPAA, que acontece no Instituto de Engenharia, em São Paulo.

Durante o evento, que contará com a contribuição de profissionais de 23 operadoras de diversos países, terá palestras e reuniões técnicas para a troca de conhecimento e experiências, que contribuem para aumentar a performance dos sistemas operacionais do transporte sobre trilhos. 

Os principais temas na pauta serão materiais rodante, estruturas e oficinas de manutenção, que vão ser debatidos em sessões técnicas. 

Na abertura do encontro, dia 30/11, às 14h20, haverá uma mesa redonda com a participação do presidente em exercício da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, dos presidentes do Metrô SP, Silvani Alves Pereira, da Comissão Metroferroviária da ANPTrilhos, Joubert Flores, da Abifer, Vicente Abate, da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, do diretor do Instituto de Engenharia, Ivan Metran Whately, e doe representantes da CREA Sudeste, Luiz Antônio Cosenza, do Consulado do Canadá, Márcio Francesquine, e da Secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Sandra Holanda.

Para encerrar o encontro, no dia 02/12, a partir 8h, acontece a visita técnica no Pátio Lapa da CPTM, na região Oeste. Na oportunidade, o grupo composto por 120 profissionais vão conhecer as áreas de abrigo e oficinas de manutenção. 
 
Sobre a GPAA
Com 23 anos de formação, o GPAA -  Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária é formado por técnicos e engenheiros de 23 ferrovias e metrovias de transporte de passageiros no Brasil e no mundo. O objetivo é entender e compartilhar experiências sobre detalhes operacionais, que envolvem falhas de sistemas que acometem todas as operadoras, assim como as soluções que desenvolvem. Além da ajuda mútua, o foco é elevar a confiabilidade e segurança dos sistemas. O GPAA realiza duas reuniões anuais e possui mais de 900 pessoas no grupo de contatos. 

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

Agenda:
49ª Reunião GPAA – Instituto de Engenharia 
Endereço: Instituto de Engenharia, na Avenida Dante Pazzanese, 120

- Solenidade de Abertura
 Data: 30/11 
Horário: 14h às 19h 

- Apresentação dos Trabalhos Técnicos 
Data: 01/12 
Horário: 08h às 19h

- Visita Técnica Pátio Lapa da CPTM
Data: 02/12 
Horário: às 9h
Endereço: Portaria da Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 200


Tags