Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 22/11/2022 19:08:04

 

​Dia do Auditor Interno tem celebração especial pela DRAU

 A equipe de auditores comemorou a data, celebrada em 20/11, com a seleção de um artigo científico entre os dez melhores em concurso promovido pelo Conselho Nacional de Controles Internos – CONACI

O Dia do Auditor Interno, comemorado no último dia 20 de novembro, teve uma celebração especial pela equipe do Departamento de Auditoria (DRAU).  O artigo científico “Automação de testes de auditoria de controles: modelagem de baixo custo para auditorias internas governamentais”, escrito e assinado por Juliana Stark, chefe da DRAU, ao lado das auditoras Erika Aparecida Siqueira Naci e Elba Araújo do Amaral, ganhou destaque e figurou entre os melhores pelo Conselho Nacional de Controles Internos – CONACI e integrará um livro publicado pela entidade em parceria com a Editora Fórum. 
 
O artigo concorreu à premiação no concurso do CONACI, realizado entre 22 de agosto e 31 outubro, com a temática “Tópicos de Controle Interno Sob o Olhar das Mulheres”, que faz parte da iniciativa “Mulheres no Controle”, cujo foco é estimular a participação feminina na pesquisa, produção acadêmica, difusão do conhecimento e sua aplicação na realidade brasileira. 
 
A área de auditoria, que por muitos anos teve fama de apontar erros e entregar culpados dentro das organizações, tem ganhado nos últimos tempos novos ares e se tornado aliada no apoio a outras áreas da companhia com o objetivo de melhorar processos, reduzir etapas de execução e agregar agilidade no encaminhamento. 
 
Com esse novo perfil, as atividades da Auditoria Interna da CPTM também precisaram de modernização. Dessa forma, dentro do Programa Interno do Departamento para convergência às melhores práticas internacionais de auditoria, a companhia iniciou em 2020 o projeto de Auditoria Contínua com a automação de testes baseada nos princípios do Pensamento Computacional, teoria utilizada em diferentes áreas de conhecimento para a resolução de problemas por meio do reconhecimento de padrões e aplicação de testes lógicos. 
 
A auditoria atual entende o processo de cada área e a atuação de cada gestor para identificar e mitigar os eventuais riscos. Segundo Juliana Stark, chefe do Departamento de Auditoria (DRAU), o termo auditoria vem do latim “audire”, que significa ouvir. “Então, a nossa função é ouvir os gestores e entender cada detalhe do trabalho, para podermos contribuir com o atingimento de seus objetivos”, explica.  


O Artigo
 
A partir deste conceito, as três auditoras desenvolveram o artigo científico “Automação de testes de auditoria de controles: modelagem de baixo custo para auditorias internas governamentais”. O tema escolhido para o artigo ganhou a seleção do CONACI por ter explorado o Pensamento Computacional (PC) como alternativa para a automação de testes de auditoria sem a necessidade de recursos especiais de informática ou de pessoal, por meio do estudo de caso da Auditoria Interna da CPTM.  
 
As autoras destacaram no documento que o perfil tradicional do auditor, que procura erros e usa dados passados, não condiz com a necessidade atual das organizações, que espera que os auditores forneçam avaliações objetivas, baseadas em risco e voltadas para a melhoria dos processos de uma forma preventiva. A automação e o uso de ferramentas informatizadas para o tratamento em tempo real de grandes volumes de dados são uma realidade no mercado de Auditoria, mas nem sempre é acessível aos órgãos públicos, em virtude do custo de implantação desses sistemas e da necessidade de pessoal especializado. 
 
A seleção é uma conquista para os auditores da companhia. “Estar entre os dez melhores é motivo de grande alegria para a nossa equipe.  Desde 2019 toda a equipe está focada em mudar a imagem da Auditoria Interna na CPTM. Implantamos a Auditoria Baseada em Riscos, com uma matriz de riscos desenvolvida internamente; atuamos na disseminação dos conceitos de riscos e controles na companhia, gestor a gestor, de forma transversal e integrada; trouxemos técnicas de metodologias ágeis de trabalho para o setor, sempre com apoio e liberdade para aprender e desenvolver nosso trabalho ao longo desses anos, numa bela curva de aprendizagem”, explica a auditora Juliana Stark. 
 
Para conhecer os materiais na íntegra, basta acessar o link https://conaci.org.br/noticias/conheca-as-vencedoras-do-concurso-de-artigos-cientificos-para-o-livro-mulheres-no-controle-do-conaci/

Sobre o CONACI

Há mais de uma década, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) exerce um papel mobilizador ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas. O CONACI é um Conselho que tem atuado muito fortemente no cenário brasileiro do Controle Interno Governamental e produz materiais de grande qualidade.  

Além disso, sua atuação visa o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações entre os 62 órgãos membros do Conselho.  

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.



Tags