Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 09/06/2017 11:13:41

 

​​​​​Estação Tatuapé da CPTM terá campanha de conscientização sobre HIV e DST's​​

 Ação visa estimular o diagnóstico precoce para tratamento das doenças

​​

Os usuários que passarem pela Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, nesta segunda-feira (12), poderão receber informações sobre o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Das 10h às 15h, profissionais da área da saúde estarão à disposição para orientar e esclarecer dúvidas do público.

Na ocasião, também haverá distribuição de 500 kits com preservativos e folhetos informativos sobre a prevenção e o tratamento das doenças. A iniciativa é do Instituto Vida Nova, que tem o objetivo de divulgar a importância do diagnóstico precoce das doenças para assegurar um tratamento mais eficaz.

O instituto também foca nas ações de solidariedade e tolerância, reforçando a importância da compreensão e compaixão para com as pessoas infectadas pelas DSTs.  
Além disso, a entidade promove ações preventivas e assistenciais para o público. 

A transmissão do HIV pode acontecer por meio das relações sexuais sem uso de preservativos, das transfusões de sangue e do uso de materiais contaminados. Quem tiver contraído a vírus, tem direito ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente do estágio da doença.

Vale ressaltar que o diagnóstico precoce da infecção garante o tratamento oportuno, com a consequente redução da mortalidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas acometidas, além de intensificar a capacitação de profissionais para o diagnóstico e tratamento sindrômico das DST em toda a rede básica.

HIV nos últimos anos
                                                                                 
No Brasil, entre 1980 e 2013, foram registrados mais de 690 mil casos de HIV. O Estado de São Paulo lidera as estatísticas, concentrando 33% dos casos. Das 228 mil pessoas diagnosticadas com aids até junho de 2013, mais de 103 mil foram a óbito. Estima-se em 132 mil o número de portadores do HIV com idade entre 15 e 49 anos no estado.

Atualmente, a epidemia está estabilizada com a ajuda da assistência prestada pelo Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, que completa 30 anos de criação. Neste período, milhares de profissionais de saúde apoiados pela sociedade civil organizada têm se mantido mobilizados. 

SERVIÇO

Campanha de Conscientização sobre HIV e DSTs
Data: segunda-feira (12/6)
Horário: das 10h às 16h
Local: Estação Tatuapé (linhas 11-coral e 12-Safira)
Grátis para usuários
Tags