Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 25/07/2016 17:14:03

 

​Estação da Luz recebe tocha olímpica

 Maior símbolo dos Jogos Olímpicos, o revezamento da chama marca a reabertura do acesso principal da estação centenária

Tradicional ponto turístico da capital paulista e local de embarque e desembarque das linhas 7-Rubi (Luz – Jundiaí) e 11-Coral (Luz – Estudantes), a Estação da Luz ganhou a atenção de todo o Brasil depois de abrir as portas para receber a passagem da tocha olímpica, no final da tarde do último domingo, dia 24/07. 

Conduzida pela historiadora e fundadora da ONG Vaga Lume, Sylvia Guimarães, a tocha cruzou a porta de acesso do saguão principal da Estação da Luz, desfilando até o ponto de revezamento, conhecido como o “beijo das tochas”. Dali a chama passou para as mãos do condutor Marcelo Bertini, presidente da rede CineMark, que seguiu o trajeto rumo à Pinacoteca do Estado. 

Confira as imagens em 360º do “Beijo das Tochas” na passarela principal da Estação da Luz nos links


Reabertura do acesso principal
A passagem da tocha olímpica marcou a reabertura da entrada principal da Estação da Luz. Localizada em frente ao Parque da Luz e à Pinacoteca do Estado, o acesso fo​i reaberto oficialmente ao público nesta segunda-feira, dia 25, no início da operação comercial da CPTM. O acesso, o saguão principal e a passarela superior da estação foram interditados, em razão do incêndio no Museu da Língua Portuguesa, em dezembro de 2015. Após o ocorrido, foram necessárias obras estruturais, elétricas e hidráulicas para contenção da estrutura afetada pelo incêndio.

Via Expresso
A capital paulista será uma das sedes do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos  RIO 2016. A Arena Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste, foi escolhida para as partidas de futebol feminino e masculino. O estádio receberá 10 jogos, entre os dias 3 e 19 de agosto. Os meios de transporte público são a melhor opção para chegar ao estádio, já que os portões da Arena Corinthians ficam a cerca de 900 metros da Estação Corinthians-Itaquera da CPTM e do Metrô. 

Para atender aos torcedores, a CPTM disponibilizará o Via Expresso, na Linha 11-Coral, que seguirá da Estação da Luz até a Estação Corinthians-Itaquera sem paradas intermediárias. O serviço terá início 3 horas antes dos jogos, com trens saindo da plataforma 4. O percurso será feito em cerca de 19 minutos. Nos dias 10 e 12 de agosto (quarta e sexta-feiras, respectivamente), em que os jogos começarão às 19h, o Via Expresso funcionará das 14h às 17h. Paralelo ao Via Expresso, a CPTM também manterá o serviço Expresso Leste, com trens que partem da Estação da Luz, pela Linha 11-Coral, com paradas nas estações Brás, Tatuapé e Corinthians-Itaquera. 

Tags