Neste domingo (27/07), das 11h às 12h, a Estação da Luz da CPTM recebe o espetáculo "Rosa Aluanda, Histórias Ancestrais", cujo objetivo é celebrar a riqueza da oralidade afro-brasileira, explorando narrativas que se entrelaçam à diversidade da língua portuguesa e suas conexões com a cidade de São Paulo.
A proposta combina narração de histórias e música, tendo o maracatu como eixo condutor, unindo ritmos e elementos simbólicos que dialogam com a construção histórica e cultural da língua falada e cantada no Brasil.
O espetáculo, realizado pelos Narradores Mirins da Oca Escola Cultural, proporciona uma experiência interativa e sensorial para crianças, famílias e o público, promovendo a escuta atenta, o protagonismo infantil e o fortalecimento da identidade cultural por meio de histórias de origem africana, carregadas de sabedoria e imaginação.
O evento faz parte do programa "Domingo no Museu", uma parceria da CPTM com o Museu da Língua Portuguesa que acontece uma vez por mês na estação Luz.
Arte e cultura na CPTM
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas com instituições parceiras.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Serviço
Domingo no Museu - Rosa Aluanda, Histórias Ancestrais
Data: Domingo (27/07/2025)
Horário: Das 11h às 12h
Local: Estação da Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e Expresso Aeroporto)