A estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM se transformou em um grande ateliê, onde 16 artistas irão colorir, cada um à sua maneira, as esculturas estilizadas do apresentador Silvio Santos. As obras irão integrar a exposição de arte ao ar livre 'Caravana do Silvinho'.
A homenagem inédita ao ícone da comunicação brasileira foi idealizada por suas filhas e pelo Grupo Silvio Santos. Toda a ação poderá ser acompanhada pelos passageiros a partir desta terça-feira (01) e seguirá até o dia 31 de julho, sempre das 14h às 20h.
"A estação Palmeiras-Barra Funda recebe diariamente milhares de passageiros, e queremos que esse espaço também seja palco de cultura, arte e memória afetiva. Silvio Santos faz parte da história do Brasil, e trazer essa iniciativa para o transporte público aproxima ainda mais as pessoas desse legado", afirmou Michael Cerqueira, presidente da CPTM.
Além da estação, as pinturas das esculturas - feitas em fibra de vidro e com 1,60 metro de altura - também estão acontecendo no SBT (26 a 30/06, das 10h às 16h) e no Museu da Imaginação (01 a 31/07, das 12h às 17h). Ao todo foram selecionados 45 artistas, de mais de 400 inscritos, entre eles está o artista Eduardo Kobra, um dos parceiros da ação.
Numa terceira etapa, as obras ganham ainda mais visibilidade ao serem exibidas em locais estratégicos da cidade de São Paulo. A mostra ainda seguirá de forma itinerante pelo Brasil para destinos como shoppings e espaços culturais e de lazer.
"As esculturas estarão espalhadas pelas principais cidades brasileiras para que possam ser apreciadas por todos. Escolhemos locais de grande circulação para aproximar a arte do público", destaca Cintia Abravanel, artista plástica e filha de Silvio, responsável por apadrinhar o projeto.
"A exposição já terá interação desde sua concepção, com os projetos selecionados ganhando vida em ateliês abertos ao público. Nosso objetivo é ampliar a conexão da arte com o cotidiano das pessoas, dando a oportunidade para entenderem como funciona o processo criativo e de pintura logo no primeiro momento", conta Carol Breit, sócia da Breit Produções, responsável pela produção da iniciativa ao lado da Abrava Arte Produções.
Confira os artistas e as obras que estarão na estação:
- Cimara Sena (Silvinho em Brasília);
- Edimilson Barbosa – Mi (Alma Colorida);
- Diego Berzagui (Silvinho Alinhado);
- Emanuela Feitosa de Souza (Sobremesas de Domingo);
- Gil Motta (I Love Silvio SP);
- Junior Santti (Raízes Eternas);
- Keti Stefanini (Qual é a Música?);
- Lara Ieda (O Comunicador do Seu Próprio Universo);
- Lederly Mendonça (Silvio Forrozeiro);
- Marina Aparecida Alves (A Roda da Engrenagem);
- Rita Caruzzo (Mensageiro da Alegria);
- Rodolfo Vanni (Alegria para Todo o Brasil);
- Sérgio Piancó (Houses);
- Sofia Flor (Essência Brasileira);
- Sophie Reitermann (Do Norte ao Sul);
- Titina Corso (Silvio 40º);
Arte e cultura na CPTM
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas com instituições parceiras.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Serviço
Pintura das obras da 'Caravana do Silvinho'
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e Expresso Aeroporto)
Data: de 01 a 31 de julho
Horário: das 14h às 20h.