Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 09/11/2022 14:44:24

 

​Transportes Metropolitanos terão alterações na operação durante o feriado de Proclamação da República

 No próximo feriado prolongado, CPTM, Metrô e EMTU farão mudanças na circulação dos trens e ônibus, atendendo demanda dos passageiros

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação nos dias 14 e 15, por conta do feriado da Proclamação da República. EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade irão monitorar as operações para fazer ajustes na circulação, adicionando ônibus e trens reserva sempre que necessário. 

CPTM - Na  segunda-feira (14), a circulação de trens seguirá a programação de dia útil. No sábado (12), todas as linhas da CPTM irão operar normalmente, nos horários habituais de funcionamento das estações para o dia. Já na terça-feira (15), a operação será de domingo.

No domingo (13), a Linha 12-Safira terá alterações durante todo o horário de operação (4h à meia-noite),  devido a obras que interditarão o trecho entre as Estações Brás e Tatuapé. A alternativa aos passageiros será a Linha 11-Coral, que terá intervalo médio entre os trens de oito minutos para atender a demanda das duas linhas. Nas outras linhas, os intervalos médios programados serão de 10 minutos com trens reservas de prontidão, caso necessário. 

EMTU - Na segunda-feira (14), as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de sábado; e, no feriado (15), a programação será a equivalente a um dia de domingo. No sábado (12) e domingo (13), que antecedem o feriado, não haverá mudança na operação, sendo mantida a programação horária praticada nos fins de semana. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô - No sábado (12) e no domingo (13), todas as linhas do Metrô irão operar normalmente, nos horários habituais de funcionamento das estações. As frotas em circulação serão as mesmas programadas em um fim de semana típico. Na segunda-feira (14), véspera do feriado, todas as linhas operadas pelo Metrô também terão frota máxima em circulação. Já na terça-feira (15), a Linha 1-Azul terá frota de um dia útil em operação e as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão oferta de trens semelhante a um domingo.

ViaQuatro e ViaMobilidade - No feriado (15), a operação das linhas 4 e 5 de metrô e 8 e 9 de trens metropolitanos será similar a de um dia de domingo. No fim de semana (12 e 13) e na segunda-feira (14), véspera do feriado, não haverá alterações na oferta de trens, que irão operar conforme funcionamento habitual.  Vale ressaltar que, em virtude do GP de Fórmula 1 (domingo, 13), o trajeto de integração entre as estações Pinheiros  (linha 4-Amarela) e Santo Amaro (linha 5-Lilás), com a linha 9-Esmeralda (destino à estação Autódromo), terá reforço no efetivo de agentes, bem como disponibilização de mais trens se necessário. 

Importante ressaltar que, no sábado (12), não haverá alteração na programação das empresas. Todas manterão a operação já praticada nesse dia da semana.

Bilhetes - Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. 

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel. 

Bikes -  Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes aos das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.



Tags