Alinhada com os objetivos da Gestão Estratégica Empresarial, que tem como missão prestar serviço de transporte público com excelência, a Gerência de Segurança procura oferecer, cada vez mais visibilidade e qualidade no atendimento às demandas de segurança dos passageiros da CPTM.
Nesse contexto, em parceria com a área de Recursos Humanos, a Gerência de Segurança desenvolve extenso programa de treinamento, que atinge todos os empregados admitidos em concurso público externo, os promovidos nos certames seletivos internos, bem como aqueles que participam dos programas de atualização profissional, tendo como sustentação um perfil renovado, balizado pelos novos desafios da Companhia e orientados pelos investimentos realizados nos últimos anos, que elevaram a qualidade do serviço aos padrões internacionais de excelência.
Os integrantes do Corpo de Segurança Operacional passam regularmente por programas de capacitação e atualização, ocasião em que temas como excelência no atendimento, direitos humanos, com foco na proteção dos grupos mais vulneráveis, técnicas de imobilização, condução de ocorrências, primeiros socorros, acessibilidade, transparência das ações e respeito integral a dignidade humana são debatidos e vivenciados pelos empregados, visando a melhoria constante da prestação do serviço, objetivando a conquista da confiança e o estabelecimento de parcerias com os passageiros da CPTM.