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Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 28/02/2020 09:55:38

 

​CPTM abre consulta pública para a concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

 Com a concessão, os passageiros serão beneficiados com a modernização de 35 estações e redução no intervalo entre os trens

A CPTM divulga, nesta sexta-feira (28/02), o projeto de concessão à iniciativa privada das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para consulta pública no site http://www.stm.sp.gov.br pelo link http://sis.cptm.sp.gov.br/DataRoom/. Todos os documentos do programa estarão disponíveis e sugestões e questionamentos poderão ser enviados em até 30 dias. O edital final será publicado ainda neste semestre. 

Nesta quinta-feira (27/02), a Companhia realizou audiência pública para informar à sociedade o projeto e esclarecer as dúvidas.  Pela proposta, a concessão será feita por meio de concorrência internacional, por prazo de 30 anos e vencerá aquele que oferecer o maior valor de outorga (total pago na assinatura do contrato).  

Além disso, o concessionário deverá investir, nos primeiros seis anos, cerca de R$ 2,6 bilhões em melhorias nas duas linhas, que trarão inúmeros benefícios aos passageiros. “Entre os investimentos, estão a modernização de 35 estações para a adequação às novas normas de acessibilidade; construção de duas novas estações e compra de nova frota de mais de 30 composições”, informou Paulo Galli, secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos. Também haverá obras de modernização na infraestrutura. Tudo isso permitirá a diminuição do intervalo entre os trens.  

“Todas as obrigações do concessionário se revertem em benefício ao passageiro, que terá estações acessíveis, mais modernas e confortáveis”, explicou o presidente da Companhia, Pedro Moro.

Já o vencedor da concorrência será remunerado por uma tarifa técnica por passageiro transportado e poderá explorar os espaços comerciais e buscar empreendimentos associados para captar receitas não-tarifárias. Em 2019, a média dia útil de passageiros transportados, somando as duas linhas, foi de 1,089 milhão. 

O vencedor da concorrência ficará responsável por toda a operação, manutenção e investimentos nas duas linhas.  Para o Governo do Estado, as obrigações são concluir as obras de extensão da Linha 9 até Varginha e fazer as adequações das estações Morumbi (integração com a Linha 17-Ouro), Santo Amaro (integração com a Linha 5-Lilás) e Carapicuíba (ligação com Boulevard).
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