Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 22/04/2024 10:05:08

​CPTM participa do 3º Hackathon da Universidade Mackenzie para reduzir emissões de gases do efeito estufa

O desafio será entre os dias 22 e 26 de abril; equipes de estudantes conhecerão oficinas de manutenção da Companhia

A definição de novas soluções para reduzir as fontes de emissões de gases do efeito estufa na CPTM será o objetivo do Hackathon realizado em parceria entre a companhia e a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, entre os dias 22 e 26 de abril. O desafio começa nesta segunda-feira (22/04), a partir das 19h, e poderá contar com até 15 equipes de estudantes, composta por três a cinco participantes cada um.

O principal desafio do Hackathon será mapear o processo de manutenção da CPTM e propor melhorias para mitigar a emissão de gases do efeito estufa. A competição faz parte do Projeto "Trilhos da Sustentabilidade", que consiste em um conjunto de ações desenvolvidas pelo convênio CPTM-Mackenzie e irá contribuir para o desenvolvimento de um inventário de emissões atmosféricas para a companhia.

A abertura do evento acontecerá no auditório Rui Barbosa, localizada na Rua Itambé, 43, em São Paulo e terá a presença do gerente-geral de Manutenção Wilson Nagy Lopretto; do Chefe de Departamento de Gestão de Riscos e membro do Comitê de Inovação Carlos Eduardo Teixeira Scheliga; e da Assessora Executiva da Gerência de Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos e membro do Comitê de Inovação Tarsila Miyazato.

Na terça-feira (23/04) os participantes do Hackthon visitarão as oficinas de manutenção da CPTM do Pátio da Lapa, com o acompanhamento das equipes da Gerência de Logística, da Gerência de Manutenção de Material Rodante e Oficinas e da Gerência de Meio Ambiente. Lá, os alunos mapearão algumas fontes de emissão dos gases para propor melhorias. "A ideia do desafio é que a gente se envolva um pouco mais com ESG e consiga entender como é que a gente pode melhorar os indicadores desta área da CPTM", afirma a professora Hanna Pamplona Hortêncio, docente líder do desafio.

"A CPTM e a Universidade Mackenzie já estão trabalhando juntas em um projeto integrador e esperamos que até o final do ano tenhamos um inventário. Desta forma, o Hackathon será um impulsionador desse projeto. Acredito que esta parceria trará grandes resultados positivos para a CPTM e, em consequência, para o meio-ambiente", afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

Os projetos deverão ser finalizados até quinta-feira (25/04) e a divulgação dos projetos vencedores acontece na sexta-feira (dia 26/04). Mais informações sobre o Hackathon podem ser obtidas no endereço https://www.mackenzie.br/universidade/unidades-academicas/ee/hackathon2024.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.