Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 24/07/2015 10:30:40

 

Ação de conscientização sobre câncer de cabeça e pescoço na Estação da Luz

 Usuários poderão realizar exames e avaliações para conscientização do uso dos principais fatores de risco – álcool e cigarro

Para chamar a atenção da população para o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, nesta segunda-feira (27), das 9h às 15h, será realizada a campanha “Blitz do Bem: sinal verde para a prevenção”, no saguão da Estação da Luz. 

Uma equipe composta por cerca de 20 auxiliares, entre dentistas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais darão atendimento gratuito. Além de obter material informativo, os usuários também poderão participar de testes e avaliações nutricionais. Um dentista fará o rastreamento de lesões na cavidade bucal, que podem indicar lesões cancerígenas provocadas pelo uso abusivo de álcool e tabaco.  

A ação trata-se uma campanha de conscientização sobre o uso de álcool e tabaco, principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço. Para se ter ideia, quando associado, o consumo dessas substâncias multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço, como os tumores que se desenvolvem na boca, língua, laringe, faringe e tireoide, por exemplo, e afetam diretamente as funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato.

Quem desejar poderá realizar o exame de monoximetria, espécie de “bafômetro do cigarro”, utilizando o aparelho mede a quantidade de CO (monóxido de carbono) no corpo. O CO é tóxico e reduz a capacidade de transporte de oxigênio no sangue, podendo causar problemas cardiovasculares e no sistema nervoso. 

A campanha é uma parceria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), unidades ligadas a Secretaria de Estado da Saúde, em prol do movimento "Julho Verde" –  ação promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). 

O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço no congresso realizado pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, no ano passado.

Serviço:

Blitz do Bem – Dia Mundial sem Tabaco
Local: Saguão da Estação da Luz CPTM
Data: 27/07, segunda-feira
Horário: das 9h às 15h

Tags  


Notícias relacionadas

Mais notícias +