Voltar para Notícias Eventos | 20/10/2016 12:38:44

​​Estação Palmeiras-Barra Funda recebe workshop de taekwondo nesta quinta-feira

Usuários poderão aprender movimentos e regras de combate com atletas profissionais do Reborn Team

Divulgação-Reborn-Team-intranet.jpg

Interessados em aprender alguns golpes de defesa pessoal podem participar de uma aula de taekwondo na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM hoje, 20/10, às 14h. Atletas profissionais do Reborn Team levarão a arte marcial para os usuários em um treino aberto e gratuito.

O workshop tem duração de uma hora e meia e será divido em quatro etapas: introdução e história do esporte, demonstração de movimentos básicos, técnicas de defesa pessoal e luta entre atletas profissionais, simulando uma competição oficial. Crianças acima de cinco anos também podem participar da atividade.

Josimar Soares, professor há seis anos no grupo, ressalta os benefícios da prática para a saúde do corpo e bem-estar mental. “É um esporte extremamente aeróbio e auxilia no controle do peso e do estresse. Quem pratica tem mais autocontrole e confiança.”

De acordo com o profissional, cada aluno tem seu tempo de aprendizagem, e de três a quatro meses de prática já é possível dominar os movimentos da luta. Praticante de artes marciais há 14 anos, conta que a disciplina do taekwondo o fez evoluir no esporte.

Felipe Nascimento, responsável pela equipe, aposta na visibilidade da estação de trem para divulgar a arte marcial e instigar a prática esportiva nos usuários. “Quando vamos para um treino aberto é interessante ver a reação do aluno, que pode incentivar o esporte a crescer.”

A equipe de artes marciais Reborn Team foi criada em dezembro de 2015 e, em parceria com a prefeitura de Franco da Rocha, ministra aulas gratuitas de taekwondo e muay thai aos moradores da cidade - além de Guarulhos e na Mooca. Em junho deste ano, já instruiu os passageiros na Estação Franco da Rocha, da Linha 7-Rubi, em um workshop de taekwondo e jiu-jitsu.

Sobre a luta

O taekwondo tem origem coreana e significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”. O nome só foi adotado na metade da década de 1950, quando o general Choi Hong-hi teve sucesso ao unir diferentes estilos de artes marciais sob uma única luta.

No Brasil, a modalidade foi introduzida em 1970, com a chegada do mestre Song Min Cho a São Paulo. Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, a lutadora Natália Falavigna conquistou o bronze e a primeira medalha do país na modalidade. Neste ano, na Rio 2016, o mineiro Maicon Andrade faturou o terceiro lugar e o Brasil subiu ao pódio pela segunda vez no esporte em jogos olímpicos.

Serviço:

Workshop de Taekwondo – Reborn Team