Voltar para Notícias Eventos | 22/01/2016 15:31:03

Estação Brás da CPTM recebe painel com grafite sobre São Paulo

Obra é assinada pelo coletivo OPNI, de São Mateus; jovens do bairro farão a festa na inauguração da obra, nesta sexta-feira

No mês do aniversário de São Paulo, a Estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ganha uma homenagem à cidade: um painel de grafite, confeccionado pelo grupo OPNI a partir desta quinta-feira (21), às 10h, com inauguração na tarde de sexta-feira (22).

Os usuários que passarem pela estação, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM, poderão dar uma pausa no trajeto e acompanhar o desenvolvimento do painel, no Espaço Cultural da Companhia no Brás, além de acompanhar a evolução da obra nos dois dias.

O conceito artístico do grafite será relacionado aos direitos humanos, como o direito à vida, moradia e à cidade. Segundo o coletivo OPNI, a intenção é homenagear a tão movimentada São Paulo, por onde os jovens e trabalhadores da periferia se deslocam diariamente. Para isso, a escolha da estação de trem, onde milhares de passageiros embarcam e desembarcam para trabalhar ou estudar.

Os artistas do OPNI que assinam a obra são Valdemir Pereira Cardoso, mais conhecido como Val, e Carlos Moreira dos Santos, o Toddy, que junto a William Oliveira da Silva compõem o trio de grafiteiros.

Na sexta-feira (22), com a finalização da confecção do painel, uma série de atividades e atrações culturais está programada para a estação. Crianças e jovens do projeto Juventude em Movimento, realizado pelo São Mateus em Movimento em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, se apresentarão das 13h às 18h. O rap de Odisseia das Flores, Negotinho Rima, Skip MC e Toni William Cross, a discotecagem do DJ Fernando e a percussão de Vinicius animarão os usuários.

Grupo OPNI
Coletivo de grafite que há 18 anos valoriza a cultura afrodescendente na periferia de São Paulo, desenvolvendo ações que dialogam sobre o direito à cidade. Foi formado em 1997, por cerca de 20 jovens do bairro de São Mateus, que queriam expressar com arte a realidade de seu dia a dia. A sigla que nomeia o grupo, que já significou Os Prezados Nos Incomodam, hoje não carrega definições.

O grupo já formou diversos grafiteiros e participou de exposições internacionais, como o Manifesto Canadá, em 2008, e nacionais, marcando presença na 1ª Bienal Internacional Graffiti Fine Arte, no Museu Brasileiro da Escultura, em 2010.

Grafite na CPTM
A CPTM trabalha em parceria com artistas independentes visando revitalizar áreas degradadas, além de promover a valorização da arte urbana. Por meio do projeto “Galeria de Arte a Céu Aberto – nos muros da CPTM”, tem transformado estações e muros ao longo dos últimos anos, graças a parcerias com comunidades, artistas e ao apoio de empresas, ONGs e prefeituras.

Serviço:

Evento: Painel de Grafite – Grupo OPNI
Local: Espaço Cultural da CPTM na Estação Brás, linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira
Quinta-feira, 21/01
10h às 20h: Confecção do painel