Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 27/10/2020 11:39:11

 

​Funcionários da CPTM terão aulas online sobre Libras

 Projeto acontece em parceria com a SDPD e a primeira turma começou no último sábado (24)

A CPTM e a Secreraria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) firmaram parceira para aula online sobre Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para funcionários que atuam na área de estações da CPTM. Serão quatro turmas até o final de outubro, além de mais dez grupos entre novembro e dezembro deste ano. A primeira turma começou neste sábado (24/10). 

Rosely Picazo (Equipe de Desenvolvimento Pessoal) explica que atualmente há dez profissionais com conhecimento sobre a linguagem nas estações da companhia e é clara a necessidade de mais profissionais habilitados a lidar com passageiros surdos na CPTM. A iniciativa foi desenhada ainda em 2019 para aplicação em 2020, porém o cenário pandêmico atrapalhou o início, as aulas serão realizadas totalmente online e os alunos receberam material via internet com conteúdo de apoio para o curso. 

Cinco professores da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência irão se revezar para treinar os alunos, as aulas têm três horas de duração cada e acontecem em períodos confortáveis para os colaboradores. Rosely explica que inicialmente os profissionais terão atuação em estações que possuem mais demanda de pessoas surdas. 

Segundo levantamento do Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surdo, realizado em 2019, há no Brasil cerca de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva e dessas 2,3 milhões têm surdez severa. Conforme a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Estado de São Paulo há mais de 500 mil deficientes auditivos e capital paulista concentra 120 mil destes.

Tags