Visão Geral 

A CPTM tem hoje 196 Km de linhas e 57 estações operacionais, atende 18 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo, promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.

Missão

Prestar serviços de transporte propiciando mobilidade com excelência, sustentabilidade e acesso a serviços associados, que tornem a experiência de optar pela CPTM única.

Visão

Ser, de modo sustentável, o elo fundamental na cadeia intermodal de transporte de passageiros no Estado de São Paulo e a referência em projetos ferroviários aprimorando experiências em mobilidade humana.

Valores

  • Comprometimento com  transparência e integridade;
  • Atitude de Dono em que cada funcionário tem o poder de fazer a diferença;
  • Respeito ao meio ambiente e aos valores das comunidades;
  • Zelo inegociável pela melhor técnica;
  • Foco na inovação e  empreendedorismo.

Objetivos Estratégicos

 

  • Valorizar o capital humano em um ambiente diverso, inclusivo e seguro;
  • Aprimorar a gestão financeira e de custos, o aumento da geração de receitas e a potencialização do objeto social da CPTM;
  • Alcançar a excelência na gestão de projetos, processos e serviços administrativos, bem como a promoção de uma comunicação eficaz, de inovação constante e da adoção inteligente da tecnologia;
  • Promover a sustentabilidade visando a conformidade ambiental, ecoeficiência e economia de baixo carbono;
  • Elevar a eficiência operacional e a gestão dos ativos da CPTM, visando melhorar a experiência e a jornada do cliente;
  • Expandir os serviços de transporte aumentando a participação da CPTM no estado de São Paulo.

 

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE

O sucesso de uma empresa não depende exclusivamente da qualidade de seus serviços para ser considerada bem-sucedida. Na CPTM acreditamos que o sucesso está ligado também à credibilidade e para isso assumimos um compromisso imprescindível com a ética.

A fim de trabalharmos com padrões morais e éticos cada vez mais elevados, preparamos este material, que além de consolidar a missão, visão e os valores, reafirma os princípios morais e éticos da CPTM.

O Código de Conduta e Integridade representa nosso compromisso em defender aquilo em que acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo. Além disso, direciona a forma como a empresa estabelece a relação com seus diversos públicos de interesse: passageiros, empregados, comunidade, sociedade em geral, meio ambiente, fornecedores e dirigentes.

Lembramos que o Código não tem o intuito de restringir o desenvolvimento dos negócios. Ao contrário, acrescenta valor, apoia o crescimento e a constante busca pela excelência.

O Código, válido por tempo indeterminado, deverá ser alterado sempre que for necessário e ser distribuído a todos os integrantes da empresa e colaboradores, que não poderão alegar, em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento, desconhecimento das diretrizes e dos princípios nele constantes.


nova abordagem estratégica 

A Companhia teve sua abordagem estratégica inspirada na experiência e  jornada do passageiro, que visa facilitar a leitura do nosso sistema de transporte e avaliar o que querem os clientes quando usam a marca CPTM, entendendo suas dores e desejos.

Para conduzir a companhia ao futuro e gerar valor ao longo prazo, a alta direção estabeleceu seis Objetivos Estratégicos que norteiam o planejamento estratégico. O documento é revisado anualmente, considerando os riscos e oportunidades, as externalidades e o cenário para o setor ferroviário e mercado em que está inserido.

As diretrizes do planejamento estão alinhadas às boas práticas de governança corporativa, à viabilização de soluções de mobilidade, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atua.



JORNADA DO CLIENTE CPTM
Estratégia de posicionamento que tem como objetivo aprofundar e aprimorar o atendimento ao cliente, mirando novas oportunidades de negócio e a melhoria da imagem da empresa. Clique aqui para saber mais.


GEsTão

Governo do Estado de São Paulogovernador
Governador do Estado de São PauloTarcísio Gomes de Freitas
Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanossecretario_assalve.png
SecretárioMarco Antonio Assalve

 DIRETORIA EXECUTIVA

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - Diretoria Executiva

  • Diretor Presidente: Pedro Tegon Moro
  • Diretora Administrativa e Financeira: Ana Caroline de Faria Eduardo Borges
  • Diretor de Operação e Manutenção: Luiz Eduardo Argenton
  • Diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente: Marcelo Jose Brandão Machado 
  • Diretor de Planejamento e Novos Negócios: José Marcos Miziara Filho

Conselho de Administração



Conselho Fiscal


O Conselho Fiscal é o órgão de funcionamento permanente cujas principais atribuições são fiscalizar as atividades da Administração, examinar as demonstrações contábeis e emitir opiniões sobre os relatórios financeiros, nos termos das Leis n° 6.404/1976, e 13.303/2016 e do Estatuto Social.

O Conselho Fiscal é composto por três a cinco membros efetivos eleitos e igual número de suplentes, eleitos Assembleia Geral Ordinária Anual, com reeleição permitida. Veja abaixo a composição:

  • Membros Titulares - Roberto Yoshikazu Yamazaki |  Diego Allan Vieira Domingues  |  Manoel Marcos Botelho  |  Manuela Santos Nunes do Carmo | Alex Fabiane Teixeira – representante do acionista minoritário 
  • Membros Suplentes - Emilia Ticami | André Isper Rodrigues Barnabé  | Roberta Campedelli Ambiel Gonçalves  | Marcelo Senna Valle Pioto Teixeira – representante do acionista minoritário 

Comitê de Auditoria Estatutário


  • Coordenador: Elionor Farah Jreige Weffort
  • Membros:  Ernesto Avelar Neto   |  Grace Maria Silva Urbano  |  Karina Fonseca Lima

Comitê de Elegibilidade e Aconselhamento


  • Composição: Marco Antônio Assalve  |  Celso Jorge Caldeira Maria Lucia Miranda de Souza Camargo

Diretoria


A diretoria é órgão de administração da Companhia. Sendo composta por 5 (cinco) membros, sendo um Diretor Presidente, um com atribuições específicas para a matéria financeira, um com atribuições para a área operacional, um para a área de engenharia e um para a área de planejamento.


  • Diretor Presidente: Pedro Tegon Moro
  • Diretora Administrativa Financeira: Ana Caroline de Faria Eduardo Borges
  • Diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente: Marcelo José Brandão Machado
  • Diretor de Operação e Manutenção: Luiz Eduardo Argenton
  • Diretoria de Planejamento e Novos Negócios: José Marcos Miziara Filho

Dados Gerais

57

Número de estações

196 km

Extensão total
das linhas operacionais

1,9 mi

PASSAGEIROS TRANSPORTADOS
(média por dia útil*)

  Linhas Passageiros*
Linha Rubi RUBI (Brás - Jundiaí) 399.687
Linha Turquesa TURQUESA (Brás - Rio Grande da Serra) 361.942
Linha Coral CORAL (Luz - Estudantes) 533.580
Linha Safira SAFIRA (Brás - Calmon Viana) 256.602
​​​Jade.png JADE (Engº. Goulart - Aeroporto-Guarulhos) 21.657​*
​​* Média de transportados por dia útil - out/2023.

Dados Cadastrais

CPTM

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Endereço: Rua Boa Vista, nº 185, Centro
Cep: 01014-001 São Paulo - SP
CNPJ: 71.832.679/0001-23
Inscrição Estadual: 113.898.614-110
Estatuto Social