Visão Geral 

A CPTM tem hoje 196 Km de linhas e 57 estações operacionais, atende 18 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.

Missão

Prestar serviço de transporte público propiciando mobilidade com excelência e acesso a serviços associados ao transporte, que tornem a experiência de optar pela CPTM única aos passageiros.

Visão

Ser o elo fundamental na cadeia intermodal de transporte de passageiros no Estado de São Paulo e aprimorar as opções e experiências dos cidadãos por meio de parcerias e inovações.

Valores

  • Comprometimento com a Transparência e Integridade;
  • Atitude de Dono em que cada funcionário tem o poder de fazer a diferença;
  • Respeito ao Meio Ambiente e aos Valores das Comunidades;
  • Zelo inegociável pela melhor técnica;
  • Foco na Inovação e no empreendedorismo.

Objetivos Estratégicos

 

  • Transformar o ambiente organizacional;
  • Promover uma cultura de empreendedorismo corporativo e inovação;
  • Aperfeiçoar um modelo gerencial sustentado na busca por excelência na gestão, projetos e processos de negócios;
  • Aprimorar o modelo de Gestão Financeira;
  • Implantar uma nova política de Comunicações Corporativas;
  • Regularizar a titularidade patrimonial e posse dos territórios sob domínio da CPTM e em aquisição;
  • Promover uma intensa política de segurança, saúde e meio ambiente;
  • Melhorar a experiência e a jornada do passageiro;
  • Expandir os serviços de transporte.

 

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE

O sucesso de uma empresa não depende, exclusivamente, da qualidade de seus serviços para ser considerada bem-sucedida. Na CPTM acreditamos que o sucesso está ligado, também, à credibilidade e para isso assumimos um compromisso imprescindível com a ética.

A fim de trabalharmos com padrões morais e éticos cada vez mais elevados, preparamos este material, que além de consolidar a missão, visão e valores, reafirma os princípios morais e éticos da CPTM.

O Código de Conduta e Integridade representa nosso compromisso em defender aquilo em que acreditamos, seguindo uma postura responsável, ética, transparente e de respeito mútuo. Além disso, direciona a forma como a empresa estabelece a relação com seus diversos públicos de interesse:dos passageiros, empregados, comunidade, sociedade em geral, meio ambiente, fornecedores e dirigentes.

Lembramos que o Código não tem o intuito de restringir o desenvolvimento dos negócios. Ao contrário, acrescenta valor, apoia o crescimento e a constante busca pela excelência.

O Código é válido por tempo indeterminado, deverá ser alterado sempre que necessário e deve ser distribuído a todos os integrantes da Empresa e colaboradores, que não poderão alegar, em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento, desconhecimento das diretrizes e princípios nele constantes.


nova abordagem estratégica 

A Companhia teve sua nova abordagem estratégica inspirada na experiência e  jornada do passageiro, que visa facilitar a leitura do nosso sistema de transporte e avaliar o que querem os clientes quando usam a marca CPTM, entendendo suas dores e desejos.

Para conduzir a companhia ao futuro e gerar valor ao longo prazo, a alta direção estabeleceu nove Objetivos Estratégicos que norteiam o planejamento estratégico. O documento é revisado anualmente , considerando os riscos e oportunidades, as externalidades e o cenário para o setor ferroviário e mercado em que está inserido.

As diretrizes do planejamento estão alinhadas às boas práticas de governança corporativa, à viabilização de soluções de mobilidade, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atua.



JORNADA DO CLIENTE CPTM
Estratégia de posicionamento que tem como objetivo aprofundar e aprimorar o atendimento ao cliente, mirando novas oportunidades de negócio e a melhoria da imagem da Empresa. Clique aqui para saber mais.


GEsTão

Governo do Estado de São Paulogovernador.pg
Governador do Estado de São PauloTarcísio Gomes de Freitas
Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanossecretario_assalve.png
SecretárioMarco Antonio Assalve

 DIRETORIA EXECUTIVA

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - Diretoria Executiva

Diretor Presidente: Pedro Tegon Moro

Diretora Administrativa e Financeira: Gilsa Eva de Souza Costa

Diretor de Operação e Manutenção: Luiz Eduardo Argenton

Diretor de Engenharia e Obras: Marcelo Jose Brandão Machado 

Diretor de Planejamento e Novos Negócios: Eduardo Jorge da Cunha Caldas Pereira


Dados Gerais

57

Número de estações

196 km

Extensão total
das linhas operacionais

1,9 mi

PASSAGEIROS TRANSPORTADOS
(média por dia útil*)

  Linhas Passageiros*
Linha Rubi RUBI (Brás - Jundiaí) 487,3 mil
Linha Turquesa TURQUESA (Brás - Rio Grande da Serra) 409,5 mil
Linha Coral CORAL (Luz - Estudantes) 686,5 mil
Linha Safira SAFIRA (Brás - Calmon Viana) 286,6 mil
​​​Jade.png JADE (Engº. Goulart - Aeroporto-Guarulhos) 15,5 mil​*
​​* Média por dia útil - nov/2019.

Dados Cadastrais

CPTM

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Endereço: Rua Boa Vista, nº 185, Centro
Cep: 01014-001 São Paulo - SP
CNPJ: 71.832.679/0001-23
Inscrição Estadual: 113.898.614-110
Estatuto Social