O Consumo Consciente na prática



Adotar hábitos de consumo consciente pode ser simples! Na exposição virtual “O Consumo Consciente na Prática”, o Instituto Akatu e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM apresentam uma série de animais em situações curiosas e divertidas para lembrar a todos da importância de refletirmos sobre as nossas escolhas de consumo e para reforçar que hábitos simples no dia a dia contribuem muito para a construção de uma sociedade mais sustentável.

A exposição tem como ponto de partida o Dia da Sobrecarga da Terra, que em 2021 cai no dia 29 de julho. A data representa o momento do ano em que passamos e demandar mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar. O alerta que ela nos traz é o seguinte: para manter nossos atuais padrões de produção e consumo precisamos de 1,7 planeta. Mas só temos um só. A transição para modelos mais sustentáveis, portanto, é urgente.

Conheça a exposição e entenda como hábitos como combate ao desperdício de alimentos, economia de água e luz, preferência pela bicicleta, atenção ao greenwashing, redução do consumo de carne bovina e recusa ao plástico de uso único, entre outras atitudes, podem impulsionar um desenvolvimento econômico sustentável que seja bom para o indivíduo, para a economia, para o meio ambiente e para todos nós.