VIVER, LUTAR O MODO DE SER GUARANI

Os Guarani Mbya são um povo originário e atualmente habitam, com suas diversas comunidades, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, há cerca de 8.026 cidadãos Guarani Mbya vivendo no Brasil.

Em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Originários, a Nhamandu Produções e o Serviço de Atividades Culturais do Museu do Índio apresentam esta série de 10 vídeos produzidos pelos cineastas guarani Alberto Alvares Tupã R´ay, Wera Miguel e Wera Xunu Vanderlei. Cada episódio possui duração de cerca de 1 minuto, e mostra um pouco mais sobre o modo de vida ("nhandereko") deste povo.

Em 1995, o dia 09 de agosto foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Um dos principais objetivos foi dar visibilidade a essas populações, que se encontram em todas as partes do globo, chamando a atenção ao cumprimento de seus direitos.

Episódio 1: PETYNGUA REKOWE (Alma do Petyngua)


É comum acendermos incenso para defumar ambientes. Mas você sabe o que é o petyngua? “O petyngua é nossa alma, como dizem os brancos”, afirma Helena Jaxuka.

Episódio 2: MBOARAI ‘ETE (Canto Verdadeiro)


Tocar um instrumento, cantar: atividades sagradas para os povos Guarani. A afinação é aberta. O canto é circular e hipnótico, trazendo narrativas da História de um povo. É o canto verdadeiro. ​

Episódio 3: POÃ REKO (Plantas Medicinais)


Quantas e quantas vezes curamos nosso corpo com chás ensinados pelas nossas mães e avós? Sabedoria indígena: “o remédio do branco… ele não cura igual o nosso”, diz Maria Gonçalves.​

Episódio 4: OIKO MOKOIN NHEMBO’E (Existem Dois Cantos)


Você reza? Os povos Guarani também rezam, por uma reza sem escrita, cantada na voz dos mais velhos. As crianças também cantam, ao entardecer na aldeia, um canto bonito e sereno como o pôr do Sol.

Episódio 5: NHEVÃGA REGUA (Sobre a Brincadeira)


Você já jogou peteca? Sabia que é uma brincadeira indígena? Os Guarani brincam de peteca e também jogam bola. Fazem até da alimentação uma brincadeira! Brincadeira de arrancar mandioca.

Episódio 6: KUNHANGUE REKO REXAIN (Saúde da Mulher)


“Você é o que você come”, diz o antigo ditado. Os Guarani Mbya sabem disso! Sabem mais: sabem preservar a saúde da mulher pelos alimentos. Quem dá a luz come melhor. ​

Episódio 7: KA’A REGUA (Sobre a Erva Mate)


Sabe aquele mate geladinho que você adora? Ou chimarrão ou tereré bem quente pra espantar o frio? Então… é mais que isso. É erva sagrada, usada para batizar e curar crianças Guarani. Você sabia?

Episódio 8: TEMBI’U ‘ETE REGUA (Sobre Comida Tradicional)


Angu, farinha, broa, canjica, pipoca… são tantos alimentos que vêm do milho! O milho é uma descoberta e um presente dos povos indígenas, você sabia? É um alimento tradicional para os Guarani.

Episódio 9: TEMBIAPO REGUA (Sobre Artesanato)


O que você sabe fazer com suas próprias mãos, sem precisar comprar pronto? Os Guarani sabem fazer muitas coisas: cestas, ferramentas para caçar e pescar... e também vendem pra quem não sabe fazer! ​

Episódio 10: YVYRA AYVU (Palavra da Árvore)


Você conversa com plantas? Pois saiba que elas conversam conosco. Os Guarani Mbya sabem disso. Conhecem a conversa das árvores. O canto da natureza. Assim nos conta o cineasta Alberto Guarani.​