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CPTM e Prefeitura de São Paulo avançam em parceria para execução do anteprojeto de sistemas do VLT no Centro da Capital

Projeto prevê duas linhas, 27 estações e integração com outros modais. O investimento total é de aproximadamente R$ 4bi, com início em 2026 e prazo de execução de 36 meses

06/08/2025
Foto ilustrativa

Em agosto de 2025, a CPTM e a Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo, deram mais um passo decisivo para o avanço da mobilidade urbana da capital. Nesta primeira quinzena do mês, a SPUrbanismo aprovou a contratação da CPTM, via CPTM Serviços, para elaborar o anteprojeto de Sistemas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal que será implantado no âmbito do Plano de Requalificação Urbanística do Centro e do Projeto Bonde São Paulo, com foco no transporte sustentável e na integração entre diferentes modais.

A seleção seguiu as disposições do artigo 30 da Lei n.º 13.303/2016 e teve como base a reconhecida expertise da CPTM no setor ferroviário, com mais de 30 anos de experiência no planejamento, implantação e operação de sistemas metropolitanos sobre trilhos. Além disso, a empresa é referência na América Latina e conta com um corpo técnico altamente qualificado, capaz de assegurar a compatibilidade técnico-operacional do projeto com os parâmetros do sistema e as exigências regulatórias vigentes.

“Para a Prefeitura de São Paulo, a contratação da CPTM é uma decisão estratégica. Com reconhecida expertise técnica e ampla experiência em sistemas de transporte, a empresa pública estadual reúne as condições necessárias para assegurar agilidade, excelência e segurança na elaboração do anteprojeto de sistemas. Ao firmar essa parceria, o município fortalece sua capacidade institucional para viabilizar um projeto estruturante e inovador, voltado à mobilidade sustentável e à requalificação do centro da capital”, afirma Pedro Fernandes, presidente da São Paulo Urbanismo.

Nesta primeira etapa do projeto, a CPTM será responsável pela execução de serviços técnicos especializados de engenharia que abrangem o anteprojeto dos sistemas elétricos da rede, dos empreendimentos associados e das subestações retificadoras necessárias para a implantação do VLT. O trabalho inclui também a elaboração de especificações técnicas para obras civis, fornecimento de materiais e equipamentos, eletrocentros e sistemas de energia de tração. Também estão previstos o desenvolvimento dos sistemas de sinalização de tráfego, incluindo o Centro de Controle Operacional (CCO), instalações elétricas e de detecção e alarme de incêndio, sistemas de telecomunicações e auxiliares e sistemas de energia fotovoltaica, entre outros.

O prazo para conclusão dessa fase é de cinco meses, com investimento de R$ 1.398.000,47. Já o projeto final do VLT prevê duas linhas, 27 estações e prevê integração com outros modais, proporcionando uma solução de mobilidade sustentável e contribuindo para a requalificação urbana do centro da cidade. O investimento total estimado é de aproximadamente R$ 4 bilhões, com início das obras previsto para 2026 e prazo de execução de 36 meses.

“Com essa parceria, CPTM e Prefeitura reafirmam o compromisso de entregar um sistema de transporte moderno, eficiente e sustentável”, diz Michael Cerqueira, presidente da CPTM. “A companhia entende as necessidades de uma metrópole como São Paulo, que exige constante evolução e soluções alinhadas às demandas da população”, conclui.
 
Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

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