SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UT1RFD2T6K3
Z7_086423G03PKID06P96SPLL99I6
Topo e base

Confira abaixo as notícias sobre a CPTM!

Obs.: Está procurando a Sala de Imprensa? Clique aqui!

Z7_086423G03HKID069E78H4L7HC2

Estação Guarulhos-Cecap da CPTM recebe exposição fotográfica ‘Olhares da Amazônia II’

Mostra reúne fotos tiradas por comunidades ribeirinhas

03/10/2025
Foto ilustrativa

Quem passar pela Estação Guarulhos-Cecap da CPTM a partir deste domingo (05/10), poderá conferir a exposição fotográfica “Olhares da Amazônia II”, realizada pela produtora Camino em parceria com a ImageMagica. 
 
A mostra convida o público a conhecer o Rio Arapiuns e suas comunidades por meio do olhar de quem vive às suas margens. As imagens foram produzidas em julho de 2025, durante o projeto homônimo, que levou atividades culturais e oficinas de fotografia a crianças, jovens e adultos de aldeias e comunidades da região. 
 
Ao longo do processo, cada participante foi estimulado a registrar aspectos de sua vida cotidiana, da cultura local e da natureza ao redor, revelando um olhar autêntico e pessoal sobre a Amazônia. 
 
Mais do que uma exposição de imagens, “Olhares da Amazônia II” busca promover um encontro entre culturas, aproximando o público urbano da realidade, dos saberes e das mensagens dos povos da floresta. 
 
A mostra ficará no local até 31 de outubro, em horário integral.
 
Arte e cultura na CPTM  
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas com instituições parceiras.     

Sobre a CPTM 
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 69,5 mil km, ou 1,74 volta em torno da Terra, em 1.895 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 199 km de extensão, dos quais 99 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.  

Serviço    
Olhares da Amazônia II 
Data: 5 a 31 de outubro
Local: Estação Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade) 
Horário: Integral

Z7_086423G0397OD063EBFNLE2PQ2
Complementary Content
${loading}