SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UT1RFD2T6K3
Z7_086423G03PKID06P96SPLL99I6
Topo e base

Confira abaixo as notícias sobre a CPTM!

Obs.: Está procurando a Sala de Imprensa? Clique aqui!

Z7_086423G03HKID069E78H4L7HC2

Estação José Bonifácio da CPTM terá mutirão de castração gratuito nos dias 19 e 20 de agosto

Ação, em parceria com a Pedigree e o Instituto AMPARA Animal, irá atender 200 animais, divididos entre cães e gatos, previamente cadastrados na segunda-feira (18)

17/08/2025
Foto ilustrativa

Nos dias 19 e 20 de agosto (terça e quarta-feira), a estação José Bonifácio da CPTM irá receber um mutirão de castração gratuito para 200 animais de estimação. A ocasião faz parte da parceria entre a CPTM, a marca PEDIGREE e o Instituto AMPARA Animal, que reforça o compromisso das instituições com a causa animal. Para participar, os tutores deverão realizar, presencialmente, o cadastramento dos pets nesta segunda-feira (18/08), no mesmo local, a partir das 9h. Lembrando que não é preciso levar o pet neste dia.

As cirurgias serão realizadas por uma equipe especializada de médicos veterinários do Instituto AMPARA Animal, e seguem todos os protocolos exigidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). A iniciativa visa contribuir com o controle populacional de cães e gatos, além de conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável e da prevenção de maus-tratos.

No dia da cirurgia, os tutores devem levar seus animais em jejum alimentar e de água, conforme orientação que será dada também no dia do cadastramento. Além disso, é fundamental chegar no horário agendado e apresentar documentos originais de identificação. Os procedimentos terão início às 9h e previsão de encerramento às 14h, este horário poderá ser excedido em casos de intercorrências. 

A castração é considerada um procedimento simples e seguro, realizado sob anestesia geral. Após a cirurgia, os pets recebem alta em poucas horas e retornam para casa no mesmo dia. A recuperação completa leva entre 7 e 12 dias, recomendado o uso de roupa cirúrgica ou colar elizabetano para proteger o local da cirurgia por, no mínimo, cinco dias.

Linha da Moda Pet
Durante a ocasião, a CPTM disponibilizará uma edição especial da Linha da Moda Pet, que irá doar 200 peças, entre roupas de inverno e acessórios, para os pets castrados. Terão os tamanhos do P ao EG para proteger cães e gatos do frio.

O projeto é um derivado do 'Linha da Moda', uma iniciativa inovadora da CPTM, que une os pilares da sustentabilidade, inclusão social, educação ambiental e economia circular. Este nasceu da ideia de reaproveitar uniformes antigos, que antes seriam descartados, transformando-os em novas peças de roupas e acessórios úteis. Essa transformação, além de reduzir o impacto ambiental, gera emprego, renda e autonomia em comunidades próximas às estações ferroviárias.
 
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Sobre a AMPARA Animal
A Ampara Animal é uma organização sem fins lucrativos que atua em defesa dos direitos dos animais e se dedica a promover a conscientização sobre a importância da adoção responsável e da castração como medidas fundamentais para a proteção animal.

Sobre a Mars
A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como PEDIGREE®, WHISKAS®, DREAMIES®, OPTIMUM™, ROYAL CANIN®, M&M’S®, SNICKERS®, TWIX®, SKITTLES® e BEN’S ORIGINAL®.  Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 140 mil colaboradores em mais de 80 países estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa – Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade – trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje. 

Serviço
Inscrição
Data: segunda-feira (18/08)
Local: Estação José Bonifácio (Linha 11-Coral)
Horário: distribuição de senhas a partir das 9 horas
Documentos necessários: RG, CPF e comprovante de endereço de São Paulo (capital) do tutor
 
Mutirão de Castração Gratuita
Data: terça-feira (19/08) e quarta-feira (20/08)
Local: Estação José Bonifácio (Linha 11-Coral)
Horário: início às 9h com previsão de término às 14h 
Documentos necessários: apresentar RG, CPF e comprovante de endereço (capital) do tutor

Z7_086423G0397OD063EBFNLE2PQ2
Complementary Content
${loading}