Comitê de Responsabilidade Social e Cidadã

A origem do Comitê está em uma das metas do Planejamento Estratégico e objetivo desenvolver ações sociais estruturadas e estruturantes, cada vez mais alinhadas aos negócios, às políticas públicas e as agendas globais de desenvolvimento.

O Comitê é um grupo de pessoas de diversas áreas vinculado diretamente ao presidente e que concentra seus esforços em laborar diretrizes que promovam a inserção de conceitos, práticas e ferramentas de Responsabilidade Social na CPTM.

O grupo foi instituído para estruturar a política de Responsabilidade Cidadã e Social da CPTM, abrangida pela missão, visão, valores e objetivos empresariais para promover a imagem da empresa junto a sociedade; desenvolver competências socioemocionais; incentivar o respeito ao meio ambiente e os valores da comunidade e incorporar a sustentabilidade às estratégias do negócio.

O Comitê de Responsabilidade Social e Cidadã tem a missão de atuar como ente incentivador, facilitador e catalizador das ações voluntárias propostas pelos empregados da CPTM.

A divulgação das ações, tanto internamente quanto ao público geral, terá o apoio dos meios oficiais da CPTM, sempre com o destaque dos idealizadores e executores de cada iniciativa, incrementando o reconhecimento do trabalho voluntário, de maneira a incentivar e realimentar esta corrente do bem.

 

 

Fala do Presidente

"No desafio de reinventar o futuro da nossa empresa, acreditamos que não é possível fazer isso sozinho, é preciso um trabalho em equipe. Temos na CPTM cerca de 8 mil colaboradores, que podem ser agentes de mudança na Companhia e no mundo compartilhando objetivos e valores. 

Um de nossos valores é o respeito ao meio ambiente e às comunidades. A palavra-chave desse valor é 'respeito' e isso implica consideração não somente com conceitos abstratos, mas pressupõe e exige compromisso com as pessoas.   

Pensando nesse compromisso, é preciso definir o que faz parte da nossa responsabilidade como empresa pública, inerente ao nosso negócio, e o que fazemos para um mundo melhor.

A CPTM tem como propósito promover a qualidade de vida para mais de 3 milhões de pessoas por dia, garantindo um transporte de qualidade com segurança e eficiência. Temos potencial e desejo de fazer além do que nosso negócio pede. A atitude de dono, para nós, não se aplica somente à ferrovia, somos parte do mundo. Somos a família ferroviária CPTM!"

Pedro Moro