Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 09/11/2022 10:02:19

 

​Trecho entre Brás e Tatuapé da Linha 12-Safira da CPTM será interditado nos dias 13, 20 e 27 de novembro

 Alternativa para os passageiros nestes domingos será a Linha 11-Coral, que reduzirá intervalos; Linha 3-Vermelha do Metrô também pode ser usada

O trecho entre as Estações Brás e Tatuapé, na Linha 12-Safira da CPTM, será interditado nos últimos três domingos do mês de novembro, para obras na via. Isso significa que, especificamente nestas datas, a Estação Tatuapé será o ponto inicial do percurso até Calmon Viana.

Nos dias 13, 20 e 27 de novembro, durante todo o horário de operação (4h à meia-noite), a alternativa aos passageiros será a Linha 11-Coral, que terá intervalo médio entre os trens de oito minutos para atender a demanda das duas linhas. Também será possível utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, que faz o mesmo trecho. Além disso, o Expresso Aeroporto irá funcionar normalmente nos três domingos.

“Essas interdições são um passo fundamental para tornar a viagem pela Linha 12-Safira ainda mais rápida e segura. Estamos planejando essa operação para que nosso passageiro tenha grandes benefícios em breve”, afirma Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM.

Nestes três domingos, as demais linhas que atendem a Estação Brás – Linha 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral funcionarão normalmente.

Colaboradores ficarão à disposição dos passageiros para ajudar em caso de dúvidas. A Central de Relacionamento no 0800 055 0121 também estará disponível. A CPTM irá emitir avisos sonoros nos trens e estações sobre a suspensão do serviço neste trecho e as informações também estarão disponíveis nas redes sociais da companhia.

Melhorias na Linha 12-Safira

As obras que serão realizadas no trecho entre Brás e Tatuapé não são as primeiras feitas pela CPTM na Linha 12-Safira.

Até meados de 2020, a Linha 12-Safira tinha um tempo de percurso de 63 minutos de ponta a ponta, resultado de interferências na via e locais com baixo limite de velocidade, o que impossibilitava que o tempo de viagem fosse menor.

A partir de 2019 foram feitos vários estudos que mostravam que seria possível aumentar a velocidade em alguns trechos, feitos por um grupo de trabalho que analisou todos os trechos da linha e planejou as ações a serem implantadas. Entre os pontos observados estavam as características da linha, o panorama das velocidades praticadas, uma passagem provisória assistida, além de restrições por cautela (trecho em que é necessária a redução de velocidade) devido a condições da via e a remodelação do traçado.

As correções foram feitas, e a CPTM pôde reduzir o tempo de viagem em dez minutos – de 63 para 53 minutos - nos dois sentidos, e esta redução possibilitou ainda uma correção na tabela horária que permitiu alteração nos intervalos de pico entre os trens, passando de seis para cinco minutos e meio.

“Sabemos da importância desta linha para a população da zona leste de São Paulo e do Alto Tietê, e por isso nunca deixamos de trabalhar para tornar a viagem mais rápida, confortável e segura para todos”, finaliza o diretor da CPTM.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte de passageiros ferroviários, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.



Tags