Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 15/12/2017 11:51:13

 

​​​​Aproveite as férias e faça atividades culturais com a CPTM​

 Os trens passam por 22 municípios da região metropolitana de São Paulo

Capa-Turismo1.jpgFoto: Secretaria do Meio Ambiente

 
O ano está acabando e o tão sonhado período de férias vem chegando. Sozinho, em amigos ou família, por que não aproveitar essa época para conhecer diversos lugares na Região Metropolitana de São Paulo utilizando os trens da CPTM? Veja uma lista de atrações culturais e de lazer perto das estações da Companhia. 

 
Linha 7-Rubi
Para quem procura um lugar que proporcione contato com a natureza, uma ótima dica é o Parque da Água Branca. A 500m da Estação Barra Funda, o local abriga trilhas, playgrounds, espaço de leitura, aquários, além de um museu geológico. O interessante, além de tudo, é que o parque possibilita que os visitantes se relacione com vários animais que ficam espalhados pelo local. O parque funciona todos os dias, das 06h às 20h e a entrada é gratuita. 
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca – São Paulo/SP
Desembarque: Estação Palmeiras-Barra Funda, Linhas 7-Rubi e 8-Diamante

 
Não muito longe dali, está o Memorial da América Latina. Construído para promover a integração cultural e política dos países latino-americanos, durante as férias possui uma programação especial e uma mostra sobre o Castelo Ra-tim-bum, um programa que cativou a todos durante a década de 90. Antes de entrar no Memorial, os visitantes já podem se impressionar com uma escultura erguida com 7 metros de altura.
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo/SP
Desembarque: Estação Palmeiras-Barra Funda, Linhas 7-Rubi e 8-Diamante

 

 
Linha 8-Diamante
Não é preciso sair do sistema ferroviário para adquirir bagagem histórica e cultural. A Linha 8-Diamante abriga uma das estações mais históricas do Brasil. A Estação Júlio Prestes, inaugurada em 1938, além da ferrovia, abriga a sede da Secretaria Estadual de Cultura e a Sala São Paulo, casa de concertos do Estado. O local pode render vários registros fotográficos. Para visitá-la, basta desembarcar na estação. O horário de funcionamento é o mesmo que a operação dos trens.
Endereço: Praça Julio Prestes, 148 – Campos Elíseos – São Paulo/SP
Desembarque: Estação Julio Prestes, Linha 8-Diamante
E para quem mora na cidade de São Paulo, uma ótima oportunidade é visitar o Museu Municipal de Osasco. O atrativo do local é que ele está em um casarão construído no século XIX, conta a história do primeiro voo da América Latina e, também, da tão amada cidade de Osasco. O museu fica no centro do município e funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h.
Endereço: Av. dos Autonomistas, 4001 – Centro – Osasco/SP
Desembarque: Estação Comandante Sampaio – Linha 8-Diamante

 

 
Linha 9-Esmeralda
A CPTM disponibiliza aos paulistanos uma ciclovia com 21,5km de extensão. Funcionando das 05h às 19h30, a Ciclovia do Rio Pinheiros é uma indicação para quem gosta de pedalar e quer cuidar da saúde. Há seis pontos de acesso à ciclovia e, nela, os ciclistas podem observar os belos prédios da Marginal Pinheiros. Lembrando que aos sábados (a partir das 14h) e aos domingos/feriados (durante todo o funcionamento), a sua bicicleta é bem-vinda na CPTM. Veja o regulamente de transporte​, planeje seu passeio, reúna seus amigos e aproveite as boas pedaladas.

 
Inclusive, de bike ou trem, você pode ir ao Parque Vila Lobos. A Estação Villa Lobos-Jaguaré dá acesso ao parque homônimo. E quem chega ao lugar não imagina que, antes, era um depósito de lixo. O parque hoje cumpre um projeto paisagístico e está em uma área de mais de 700m² com quadras, campos de futebol, bosques com espécies da Mata Atlântica, equipamento de lazer e esporte, pista de cooper, além de ser acessível para pessoas com necessidades especiais.  O parque é aberto todos os dias das 05h30 às 20h.
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
Desembarque: Estação Villa Lobos – Jaguaré, Linha 9-Esmeralda

 

 
Linha 10-Turquesa
Criado para preservar a memória dos imigrantes que vieram ao Brasil, no bairro da Mooca existe o Museu da Imigração de SP. A 10 minutos da Estação Mooca, o museu foi restaurado recentemente e agora tem entrada gratuita aos sábados.  Os visitantes podem realizar um passeio de Maria-fumaça, podendo escolher, inclusive, entre locomotivas de 1928 ou de 1950, carros que foram restaurados pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O museu funciona de terça a domingo. Confira no site os horários e outras informações. 
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo/SP
Desembarque: Estação Mooca, Linha 10-Turquesa

 
Localizado em uma região privilegiada de Santo André, o Parque Central do munícipio é uma opção para levar as crianças. Só de gramado ele possui 40 mil m², além das 10.500 arvores espalhadas, sem contar os outros diversos equipamentos de lazer, que faz dele o maior parque urbano da região. A visitação é gratuita, bem como a utilização de todos os itens. A estação mais próxima é a Prefeito Celso Daniel, que fica próxima a shoppings, hipermercados e um estádio. O parque funciona das 06h às 20h, todos os dias. 
Endereço: Rua José Bonfácio, s/nº - Vila Assunção – Santo André/SP
Desembarque: Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André, Linha 10-Turquesa

 

 
Linha 11-Coral
Como falar da mais movimentada linha da CPTM e não lembrar da tão cultural Estação da Luz? Construída em meados de 1865, é a terceira estação mais movimentada do sistema de trilhos de São Paulo. Ao lado dela, há várias atrações como Parque da Luz, a Pinacoteca do Estado e vários museus e memoriais. A estação funciona de acordo com o horário de operação dos trens. 
Endereço: Praça da Luz – Bom Retiro – São Paulo/SP
Desembarque: Estação da Luz, Linha 7-Rubi e 11-Coral

 
Homenageando o centenário da Imigração Japonesa, o parque Centenário, em Mogi das Cruzes, fica a 2km da Estação Estudantes e abriga uma vasta fauna, além de trilhas, museus, áreas cobertas e tantas outras coisas. O diferencial é a proximidade com a cultura japonesa, contando, inclusive, com uma arquitetura dedicada ao mundo oriental.  Funciona todos os dias, das 07h às 18h. A Estação Estudantes fica a 10 minutos do parque.
Endereço: Av. Francisco Rodrigues Filho, 2006 – Botujuru – Mogi das Cruzes/SP
Desembarque: Estação Estudantes, Linha 11-Coral

 
Linha 12-Safira
Se você se interessa por interação em museus não deixe de conhecer o Catavento cultural. Os visitantes têm contato com os diversos tipos de ciências, através das 4 sessões as quais o local é dividido: universo, vida, Engenho, Sociedade. Aos sábados, a visitação é gratuita, sendo que o museu funciona de terça a domingo, das 09h às 17h. Para visitá-lo, basta desembarcar na Estação Brás e caminhar até o local.
Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Brás – São Paulo/SP
Desembarque: Estação Brás, Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira

 
Na segunda maior cidade do Alto Tietê, Itaquaquecetuba, você pode visitar o Museu Municipal Ângelo Guglielmo. Um museu histórico, pedagógico e que possui um acervo de utensílios e objetos antigos que remetem ao contexto histórico da cidade. A entrada é gratuita e é aberto de segunda a sexta, das 08h às 17h. 
Endereço: Praça Padre João Alvares, 49 – Centro – Itaquaquecetuba/SP
Desembarque: Estação Itaquaquecetuba, Linha 12-Safira

 

 
Para mais informações sobre as linhas da CPTM e trajetos acesse o site: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/Pages/Linhas.aspx

 
Tags