Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 15/10/2021 09:21:32

 

​Bilheterias da CPTM e Metrô seguem funcionando parcialmente até dia 22 de outubro

 Com a volta às aulas presenciais obrigatórias para 100% dos alunos em SP, a partir da próxima segunda-feira, dia 18, o fechamento total dos pontos de venda de bilhetes unitários nas estações Belém e Granja Julieta será dia 22

Com o anúncio da volta às aulas presencial obrigatória de todos os alunos de SP, a partir da próxima segunda-feira (18), a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) optou por postergar para o dia 22 de outubro a terceira etapa do plano piloto de substituição das bilheterias nas estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM. 

Até o dia 21 de outubro, ambas as bilheterias seguirão funcionando nos horários de pico (06:00 às 10:00 e 16:00 às 20:00), como vem acontecendo desde o dia 08 de outubro, e os passageiros seguirão contando com o apoio do “Posso Ajudar”, time de pessoas treinado para esclarecer dúvidas, durante todo o horário de funcionamento da estação.

"Essa alteração no cronograma é importante para atingir o cidadão que até então estava em casa e pode ainda não ter contato com a informação da substituição das bilheterias. Reforço que a população continua com todo apoio necessário para que essa transição ocorra da melhor maneira possível", afirma Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Mesmo com esse adiamento, a expectativa de fechamento das demais bilheterias segue sendo até o final de 2021. O cronograma completo de substituição das bilheterias será divulgado nos próximos dias e o cidadão será avisado com sinalizações especiais nas estações, tanto nas bilheterias como em toda a estação. Nos canais digitais, o passageiro pode buscar mais informações em boradetop.com.br e nas redes sociais do TOP.

Digitalização dos canais de compra da passagem unitária
A substituição das bilheterias tradicionais faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento nos transportes iniciado em setembro de 2019. Além da opção de compra do bilhete para embarque nas máquinas de autoatendimento (ATM) e nos estabelecimentos comerciais parceiros, existe o incentivo para que o cidadão adquira o hábito de comprar sua passagem por meios digitais antes mesmo de chegar na estação. 

Um importante canal nesse processo de mudança é o WhatsApp. Além não precisar que nenhum outro aplicativo seja baixado, o WhatsApp conta com a facilidade de ter o pagamento por PIX e compra de até 5 bilhetes por dia, com todo processo de venda e recebimento do Bilhete QR Code direto pelo aplicativo de mensagens e usando o app do banco para efetuar o pagamento.

Essa novidade faz com que o passageiro do transporte por trilhos tenha mais flexibilidade e comodidade, ao realizar a compra da passagem de qualquer lugar, em qualquer momento do dia. Além disso, tem a facilidade de não precisar imprimir o Bilhete Digital QR Code que pode ser usado direto da tela do celular.

A compra do Bilhete Digital QR Code por WhatsApp é feita exclusivamente pela conta oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações. O bilhete é gerado na tela da própria conversa e pode ser salvo na galeria (Android) ou Arquivos (IOS) do celular e também é enviado para o e-mail do cliente. 
 
Mais informações sobre a compra do Bilhete Digital QR Code pelo WhatsApp:
Todo o processo da compra é dentro do próprio WhatsApp;
O passageiro sai da tela do WhatsApp apenas no momento de realizar o pagamento no site ou no app do banco;
Forma de pagamento via PIX;
O passageiro pode comprar até 5 bilhetes por dia;
O passageiro recebe as passagens no próprio WhatsApp e também por e-mail.

Serviço:
Onde e como comprar os bilhetes:

WhatsApp oficial TOP (11 3888-2200)
Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: PIX

Aplicativo TOP (Android e IOS)
Forma de pagamento: Crédito, Débito (consulte no app as bandeiras aceitas)

Máquinas de Autoatendimento (ATM)
Forma de pagamento: Débito

Estabelecimento Comerciais Parceiros
Forma de pagamento: Débito, Crédito, Dinheiro (consulte no local a forma aceita)
Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop.com.br e são sinalizados com materiais de comunicação "Aqui tem TOP"

TOP nas Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/boradetop
Instagram: https://www.instagram.com/boradetop/
Twitter: https://twitter.com/boradetop
Baixe o Aplicativo TOP:
Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.autopass.top
Apple Store: https://apps.apple.com/app/id1542664234

Sobre TOP Bilhete Digital QR Code - Lançado em dezembro de 2020 pelo Governo do Estado de São Paulo, o TOP Bilhete Digital QR Code é o bilhete para o embarque nas estações do Metrô e da CPTM, que conta com a tecnologia QR Code, trazendo mais rapidez e comodidade para quem utiliza o transporte sobre trilhos. Pode ser adquirido nas bilheterias e nas máquinas de autoatendimento das estações, nos mais de 2 mil estabelecimentos parceiros próximos às estações. Além disso, também está disponível por meio do aplicativo TOP.


Tags