Voltar para Notícias Eventos | 29/09/2023 09:18:24

​CPTM apresenta palestra sobre ESG no 3º Fórum ITL de Inovação do Transporte nesta quinta-feira (28)

Apresentado por Maicon Satiro, Chefe da área de Estratégia da CPTM, que falou sobre a Jornada de ESG

As iniciativas da estratégia corporativa da CPTM adotadas para a Jornada ESG foram apresentadas na palestra "Agenda ESG na CPTM - Desafios da Sustentabilidade no Setor da Ferrovia", no 3º Fórum ITL de Inovação do Transporte, realizado nesta quinta-feira (28/09), em Brasília. O evento, organizado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL), que integra o Sistema de Transporte, junto com CNT e SEST SENAT, teve o objetivo de fomentar a discussão e a troca de conhecimentos sobre ferramentas e tendências inovadoras e tecnológicas aplicáveis ao setor de transporte.

Apresentado por Maicon Satiro Oliveira, chefe da Assessoria de Gestão Estratégia Empresarial da CPTM, o conteúdo mostrou de forma geral as prioridades aderentes ao ESG e que fazem sentido para a CPTM e para o setor, com a ecoeficiência, comunidades, mudanças climáticas, governança e gestão de talentos. A partir disso, a companhia construiu três pilares -  futuro renovável, valorização das pessoas e economia sustentável – e organizou a agenda na empresa.

"Para a CPTM, sustentabilidade vai além do conceito abstrato. Acreditamos no fortalecimento de relações das pessoas, por meio da promoção do bem-estar dos empregados, de uma sociedade justa e inclusiva e na construção de um futuro sustentável para as próximas gerações. Temos a consciência que falar em ESG é uma jornada de transformação para toda companhia, com grandes desafios para aprimorar continuamente as questões de sustentabilidade. Tudo começa com propósito, intenção e ação", destaca Maicon Satiro.

Dentro do conceito de governança, houve várias inciativas para ampliar a melhoria da prestação de serviço ao passageiro. Entre as ações, foram implantados novos bilhetes com QRCode para pagamento de tarifa por meios digitais, ampliando as opções de compra. Houve redução do tempo de viagem em todas as linhas em dez minutos, em média, gerando 20 minutos de ganho diário nos deslocamentos. Foram executadas obras de modernização e adequação de acessibilidade e expansão das linhas, além da redução de filas com a alteração do layout de algumas estações. Para tornar a viagem dos passageiros mais confortável, a frota de trens foi modernizada e 100% das composições têm ar-condicionado.

Segundo os resultados obtidos, os projetos priorizados têm sido bem-sucedidos e bem-recebidos pela sociedade. O número de reclamações nos canais de relacionamento caiu cerca de 40% porque houve mudança na forma da companhia se comunicar com as pessoas, com maior conexão e melhor entendimento das mensagens. Com isso, o índice de satisfação do cliente está em evolução constante.

O cerne do desenho estratégico está na criação da Jornada do Cliente, primeira iniciativa desse tipo entre operadoras do setor. A partir dessa jornada, estamos efetuando a padronização do modelo de atendimento para entender as particularidades de cada grupo. Um deles é a Jornada da Mulher, que representa o maior número de passageiros, com ações focadas nesse público, como a instalação das salas do Espaço Acolher.

Em Gestão de Inovação, a empresa criou o Comitê de Inovação com a implantação de alguns projetos, como FabLab com incentivo da cultura "maker", com desenvolvimento de produtos internos para redução de custos.

No pilar social, a empresa também criou o primeiro censo de diversidade e inclusão para entender melhor os empregados, assinou o Pacto de Igualdade Racial, além de colocar em prática as campanhas de responsabilidade cidadã voltadas à comunidade.

No conceito ambiental, a companhia tem uma diretriz para que todos os projetos desenvolvidos tenham o viés sustentável. Hoje já há implantação de jardins de chuvas e placas fotovoltaicas em algumas estações.

Nos benefícios socioambientais, em horário de pico na cidade de SP a CPTM retira das ruas 75 mil carros, o que equivale a R$ 9 bilhões (ao longo do ano) de economia em emissão de poluentes, redução do número de acidentes, de consumo de combustível, de tempo de viagem, do custo operacional da frota de ônibus e automóvel.

"Todas as nossas iniciativas têm produzido frutos importantes. A participação neste fórum é um reconhecimento desse trabalho, uma vez que a CPTM foi a única empresa pública apresentar as iniciativas no evento. Nossa missão é melhorar continuamente os serviços e manter a transparência da gestão para que os nossos públicos de interesse tenham acesso às informações das realizações na agenda ESG", afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.