Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 27/05/2023 14:02:50

 

​CPTM completa 31 anos de história, celebra as vitórias e planeja o futuro

 Atender o passageiro com respeito, conforto e rapidez é a marca de uma empresa referência em transporte de qualidade

Neste dia 28 de maio a CPTM completa 31 anos de existência. E mais uma vez, celebrando o aniversário com novos avanços que só trouxeram benefícios aos passageiros. 

A CPTM teve sua criação autorizada pela Lei nº 7.861, segundo a qual a nova companhia deveria assumir os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo em substituição às Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo (STU/SP) e Ferrovia Paulista S/A (FEPASA), de forma a assegurar a continuidade e melhoria dos serviços.

A missão foi e está constantemente sendo cumprida e hoje a CPTM é reconhecida como um bom exemplo de transporte público, transportando uma multidão todos os dias, fazendo parte da vida de milhões de pessoas que utilizam o sistema para trabalhar, estudar ou passear. A companhia está reformando estações, como Eng. Manoel Feio, na Linha 12-Safira,e entregando estações acessíveis, como as recentes São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino e Capuava, na Linha 10-Turquesa.

Ainda neste ano, a Linha 13-Jade irá chegar até a Estação Palmeiras-Barra Funda, tornando possível a transferência de passageiros da linha que chega ao Aeroporto de Guarulhos para a Linha 7-Rubi. Do outro lado, a mais jovem linha da CPTM vai chegar até o bairro de Bonsucesso.

No próximo ano, será a vez da Linha 11-Coral chegar até a zona oeste da capital paulista. Na mesma linha, a Estação Mogi das Cruzes será reformada e seu projeto será utilizado como modelo para as estações Estudantes e Jundiapeba.

Além disso, a CPTM está se tornando um local cada vez mais seguro para seus passageiros. Neste ano, por exemplo, os agentes de segurança passaram a utilizar bodycams – câmeras acopladas aos uniformes para filmagem e gravação de ocorrências que afetam a segurança dos passageiros e da companhia.

“Avançamos e nos tornamos uma empresa muito melhor desde 1992. Nossos passageiros reconhecem a qualidade dos nossos serviços. Mesmo assim, sabemos que ainda há muito a ser feito, e isso nos motiva cada vez mais”, diz Pedro Moro, presidente da CPTM.

Conheça algumas curiosidades sobre a CPTM

Somando todas as estações, há 154 escadas rolantes, 74 elevadores e 481 bloqueios;

A companhia conta com 10 mil câmeras de monitoramento, somando trens e estações;

A Estação mais movimentada é o Brás, que atende as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira e a menos movimentada é Botujuru, na Linha 7-Rubi;

A CPTM começa a funcionar todos os dias às 4h00. Seis estações conectam os passageiros com o metrô: Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha), Luz (Linhas 1-Azul e 4-Amarela), Tamanduateí (Linha 2-Verde); Brás, Tatuapé e Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha). Além disso, a Estação Água Branca, na Linha 7-Rubi, irá se integrar com a futura Linha 6-Laranja de metrô.

As linhas 7-Rubi e 10-Turquesa são as mais antigas da companhia, visto que fazem parte do trajeto da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. As estações mais antigas são de 1867: Luz, Brás, Água Branca, Francisco Morato, Jundiaí, Perus, Rio Grande da Serra e Santo André;

Mas é impossível falar das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem falar de um dos mais ambiciosos e vitoriosos projetos da CPTM: o Serviço 710, que no início de maio completou dois anos de existência. Os trens que atendem as linhas passaram a fazer viagens ininterruptas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, atendendo demandas antigas da população e beneficiando quem vive e trabalha no ABC Paulista e região norte da Região Metropolitana de São Paulo.

A CPTM detém o maior contrato de exploração de mídia exterior já realizado no país. A companhia assinou contrato de concessão para o direito de exploração dos espaços publicitários em trens e estações com a Eletromidia. O valor global da concessão é de R$ 405 milhões em 10 anos. A iniciativa da atual gestão tem como um dos principais objetivos aumentar a participação das receitas não tarifárias no faturamento da Companhia.

A CPTM possui 20 bicicletários em suas estações. Eles estimulam os trabalhadores que moram relativamente perto das estações a se locomover de bicicleta, deixando o equipamento guardado em segurança até a volta para casa. O embarque de bicicletas nos trens da CPTM é permitido de segunda a sexta, das 10h às 16h e a partir das 21h, e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia.

A Central de Achados e Perdidos foi criada há 22 anos, em outubro de 1999, localizada na Estação Palmeiras-Barra Funda e atende todas as linhas e estações da CPTM da rede de trens metropolitanos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Atende também pelo 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br.


Tags