Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 03/11/2022 13:18:33

​CPTM entrega as obras de acessibilidade da Estação Prefeito Saladino, da Linha 10-Turquesa

Desde o começo deste ano, esta e outras estações do ABC Paulista passam por intervenções para melhorar a acessibilidade no deslocamento dos passageiros

O secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregarão nesta quinta-feira, 03 de novembro, as obras de acessibilidade da Estação Prefeito Saladino, da Linha 10-Turquesa da CPTM. O local foi revitalizado para facilitar o deslocamento dos passageiros da estação localizada no município de Santo André.

Foram entregues novas linhas de bloqueios, incluindo a instalação de um bloqueio acessível em cada acesso à área paga; substituição de pisos e reformas de todas as escadas. Além disso, foram finalizadas as obras dos novos sanitários públicos, revestimento e pintura da estação e a adequação às normas de proteção e combate a incêndio, e também as rampas de acessibilidade da estação, elevadores e novas escadas metálicas da passarela de transposição das vias. As demais obras de melhorias continuam, com o intuito de proporcionar a cobertura integral das plataformas, e o novo prédio de apoio operacional para equipe de funcionários com sanitários, copas e vestiário.

"Quero chamar atenção para essas obras de acessibilidade que a CPTM vem fazendo. É muito importante criar independência para as pessoas que precisam desses acessos às plataformas. Estamos ampliando a acessibilidade nas estações, criando condições mais fáceis as pessoas portadoras de alguma deficiência ou mobilidade reduzida”, comentou o secretário dos Transportes Metropolitanos.

Além da estação Prefeito Saladino, estão em andamento intervenções em outras três estações. Em Capuava a acessibilidade já foi concluída, mas as obras na estação permanecem, enquanto Utinga e São Caetano continuam em reforma para a acessibilidade total. Somando todas essas intervenções nas estações, serão investidos quase R$ 92 milhões.

"Entregamos mais uma etapa do nosso projeto de acessibilidade, mas ainda temos duas estações no processo para se tornarem lugares preparados e confortáveis para todos, incluindo as pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida", afirma Pedro Moro.

Ainda na Linha 10-Turquesa, uma nova Estação Rio Grande da Serra será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população, integrada com o terminal municipal de ônibus, está com o projeto executivo em andamento, que será doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

Circulação de trens volta ao normal na estação Prefeito Saladino
Com a conclusão das obras na estação Prefeito Saladino, a circulação de trens volta a ser feita  pela plataforma 2, sentido Rio Grande da Serra, a partir das 4h desta quinta-feira (03).  Com isso, o passageiro não precisa mais descer em Santo André para voltar à estação Prefeito Saladino.

Ainda seguirá mantida a orientação do uso da plataforma 1 da Estação Utinga para os trens que seguem em direção à Estação Jundiaí. Assim, os passageiros que querem desembarcar na Estação Utinga, precisam seguir até a Estação São Caetano e retornar.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.