A partir deste sábado (24/08), a maior medalhista olímpica brasileira, Rebeca Andrade, estará eternizada em uma grafite com imagem em uma parede da Estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade da CPTM. O rosto sorridente da atleta com os braços abertos erguendo a Bandeira do Brasil ganhou espaço no mezanino da área livre da estação.
A expressão artística em homenagem à ginasta Rebeca Andrade tem dimensões de 3,80 de altura por 5,80 de largura, uma forma de destacar a magnitude da atleta com maior número de medalhas olímpicas em nosso país. A escolha da estação tem um significado especial, uma vez que ela é natural de Guarulhos.
O idealizador e criador do trabalho é o artista João Belmonte, que é professor, psicopedagogo e autor do livro infantil "O tênis do Paulinho", vencedor do Prêmio Sabotage 2020/2021, como destaque do grafite em São Paulo. João também é criador do projeto Geloteca, que transforma geladeiras desativadas em "bibliotecas ambulantes" para incentivo à leitura, e estão disponiveis em 17 estações da CPTM.
"Eu já tinha interesse em retratar a Rebeca nas Olimpíadas de Tóquio de 2020. Por ter nascido em Guarulhos, nada mais justo que uma homenagem à altura da atleta. O local na estação ficou muito perfeito para a arte Grafite, o passageiro em translado do aeroporto pode apreciar o colorido da arte urbana que quebra a rotina", explica João Belmonte.
A arte da ginasta entra para o acervo das personalidades femininas retratadas pelo artista, sempre relacionadas a algum contexto sociocultural, esportivo e histórico e que são referência para a sociedade.
"A presença da imagem forte da Rebeca em nosso espaço é uma forma de homenagear todas as mulheres que são protagonistas em suas atividades e para incentivar novos protagonismos. Além de ser uma maneira de presentear nossos passageiros ocupando os espaços com arte", afirma Ana Caroline de Faria Eduardo Borges, presidente da CPTM.
Arte e cultura na CPTM
Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.