Durante os meses de setembro, outubro e novembro, as colaboradoras da CPTM terão a oportunidade de participar do programa de mentoria 'Elas na Ferrovia'. O projeto, uma iniciativa da Gerência de Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos (GFH), tem como objetivo promover a diversidade, a equidade e a inclusão na empresa.
O pontapé inicial aconteceu durante o Painel Carreira Mulheres, realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, para todos os colaboradores da companhia. O projeto faz parte do 'Em Movimento Por Elas' e terá 15 vagas para mentoras, que devem ter cargos de liderança, e 15 vagas para mentoradas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 05 e 11 de setembro pela intranet.
Para a diretora Administrativa e Financeira da CPTM, Ana Caroline Borges, a iniciativa é uma forma de ampliar o crescimento das mulheres na empresa. "Somos 19% de mulheres dentro da companhia, nos preocupamos em desenvolver as habilidades técnicas das nossas profissionais e em criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais inovador e produtivo", afirmou.
Os perfis das inscritas serão analisados para formação de pares de mentoras e mentoradas. Serão realizados pelo menos três encontros mensais de no mínimo 30 minutos com as participantes, que poderão se conectar com outras colaboradoras, compartilhar experiências, aprimorar habilidades e conhecimentos e desenvolver uma rede de apoio.
Caso o número de inscrições supere a quantidade de vagas disponibilizadas, haverá uma lista de espera para a formação de uma nova turma nos próximos meses.
A iniciativa integra a estratégia ESG da CPTM, cuja uma das metas é a Diversidade e Inclusão, focando nas iniciativas para promoção da equidade de gênero, tanto para o público interno, quanto para as passageiras que utilizam os serviços.
Dentro do Em Movimento por Elas, a companhia realizou a Pesquisa de Voz Feminina, Jornada da Mulher, campanhas de combate ao assédio sexual nos trens e estações, Espaços Acolher e Espaço Maternidade, ações de conscientização realizadas pelo Comitê de Responsabilidade Social e Cidadã e censo de diversidade etc.
Em Movimento por Elas
O programa Em Movimento por Elas consiste na formulação de políticas públicas no âmbito da CPTM para criar uma rede de proteção às mulheres com base em implementação de projetos internos e externos que permitam o fortalecimento da autoestima, visibilidade para questões de gênero e combate à violência contra a mulher.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.850 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.