Notícias

Voltar para Notícias Qualidade de Vida | 21/09/2020 14:38:21

 

​CPTM organiza pedalada na Ciclofaixa Rio Pinheiros em 22/09 em parceria com a SABESP

 ​Passeio irá celebrar o Dia Mundial Sem Carro, além da chegada da Primavera e o Dia dos Rios

Para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, o início da nova estação e o Dia dos Rios, a CPTM realizará, em parceria com a SABESP, uma pedalada na Ciclofaixa Rio Pinheiros, com o objetivo de valorizar um estilo de vida saudável e sustentável, incentivar o uso de bicicletas e destacar a importância do Rio Tietê e seus afluentes, como o Rio Pinheiros.

“A CPTM apoia e incentiva o uso de bicicletas. Temos bicicletários disponíveis em diversas estações para que os passageiros possam utilizá-las no percurso para casa ou trabalho, além de permitir a entrada deste meio de transporte dentro dos trens da companhia. Para nós, é uma honra participar da pedalada e mostrar o nosso apoio a um estilo de vida mais saudável”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Cinquenta pessoas participarão do passeio, sendo 30 da CPTM e 20 convidados da Sabesp, que sairão da área da Estação Vila Olímpia em grupos, de forma ordenada. O percurso poderá ser feito com bicicletas próprias ou por meio de empréstimo. Todos os participantes fizeram a opção no ato da inscrição, obrigatório para a participação no evento.

A concentração para a pedalada acontece às 9h30 da manhã, com início às 10h, no acesso à ciclofaixa da Estação Vila Olímpia, na Linha 9-Esmeralda da CPTM. Os participantes do passeio irão até a Estação Cidade Universitária, em um percurso de cerca de seis quilômetros. Os locais de concentração e chegada possuem estrutura de paraciclos, área de recuo, bebedouro, sanitários acessíveis e quiosque.

O uso de máscaras por todos será obrigatório durante todo o evento, incluindo a concentração e a dispersão, conforme determinação do Governo do Estado de São Paulo, medida essencial para contenção da pandemia da COVID-19.

Novo Rio Pinheiros
Com investimento total estimado em R$ 1,7 bilhão, as obras que a Sabesp já está executando dentro do programa Novo Rio Pinheiros vão beneficiar cerca de 3,3 milhões de pessoas e irão elevar o tratamento de esgoto em 2.800 litros por segundo, passando dos atuais 4.600 litros por segundo para 7.400 l/s em 2022. Essas obras são realizadas nas sub-bacias do Pinheiros, evitando que o esgoto caia diretamente nos córregos que deságuam no rio, contribuindo diretamente para sua despoluição. Até o momento, mais de 36 mil imóveis já foram ligados à rede de esgoto.

No valor de R$ 280 milhões e com um ágio de 1.900%, a concessão da Usina São Paulo - antiga Usina da Traição - representou um avanço fundamental para revitalização do rio Pinheiros. O consórcio denominado Usina São Paulo apresentou a proposta vencedora no certame conduzido pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) e será responsável por recuperar o equipamento e todo seu entorno. O complexo deve contar com áreas de convivência, comerciais e escritórios, além de bicicletários para atender aos usuários da ciclovia.

Tags