A CPTM participará do 29º Comitês Técnicos ALAMYS (Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos), que será sediado em Granada, na Espanha, entre os dias 30 de junho e 4 de julho. A companhia será representada pelo presidente, Pedro Tegon Moro, e o diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton. A companhia também participará de painéis online.
O tema do evento é "Mobilidade urbana sustentável: Soluções energéticas e ambientais para um metro mais eficiente" e durante cinco dias diversas empresas do setor metroferroviário poderão discutir em seis comissões - planejamento, gerenciamento, trens, manutenção, operação e marketing - maneiras de operação e manutenção voltadas à sustentabilidade.
Na segunda-feira (01/07), a CPTM participa da comissão de manutenção e operação. O primeiro painel será apresentado pelo assessor da Diretoria de Operação e Manutenção, Francis Regis da Silva, e pela chefe do Departamento de Engenharia de Estações e Comunicação, Maite A. Botelho Bonfiglioli. Eles irão destacar a importância da comunicação inteligente aos passageiros nas estações.
Mais tarde, o chefe do Departamento de Engenharia de Manutenção de Instalações Fixas, Robson Santos, e o supervisor-geral de Manutenção da CPTM, Felipe Ribeiro Naves, falarão sobre a implantação do Sistema de Gestão de Ativos Operacionais na companhia.
Ainda na segunda-feira, o assessor da Diretoria de Operação e Manutenção, Sergio Barbosa, e o chefe do Departamento de Engenharia de Manutenção de Instalações Fixas, Robson Santos, destacarão como as ações de monitoramento contínuo na CPTM garantem a operacionalidade dos sistemas.
Já na terça-feira (02/07), o Diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, discutirá sobre implantação de sistemas anti-furto. Além dos painéis, Argenton também é coordenador da comissão de Manutenção.
O evento prevê a realização de uma visita técnica ao metrô de Granada e proporcionará a possibilidade de troca de conhecimentos com representantes de outras empresas de transportes do mundo.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.