Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 31/05/2023 18:08:42

 

CPTM promove incentivo à leitura com unidade Bibliosesc na Estação Itaim Paulista

 Ação ocorre nesta quinta (01), entre 10h30 e 16h na área externa do local


Em parceria com a CPTM, no dia 01/06, a biblioteca itinerante do Sesc Itaquera, BiblioSesc, ficará posicionada na área externa da Estação Itaim Paulista, que atende a Linha 12-Safira, das 10h30 às 16h. Na ocasião, os passageiros poderão retirar até cinco títulos, devolvendo o empréstimo quando o caminhão retornar para o local em 14/06. Quem retirou títulos na última passagem da biblioteca pela Estação, em 18/05, também poderá devolvê-los.
 

O empréstimo de livros é realizado como forma de incentivo à leitura. De modo gratuito, é disponibilizado aos passageiros uma biblioteca volante dentro de um caminhão. O projeto BiblioSesc oferece um acervo com mais de 3 mil obras e, para desfrutar da leitura, os interessados só precisam apresentar o documento de identidade e um comprovante de residência ou a carteirinha do Sesc. Os empréstimos são válidos por 15 dias.
 

Idealizado pelo Sesc, o projeto tem o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras. A colaboração é para que a iniciativa ocorra até o final do ano com datas que serão informadas posteriormente.
 

Adote um Livro
O Adote um Livro e Transforme-se é uma iniciativa da bibliotecária Grazielli de Moraes, que promove periodicamente a distribuição de exemplares em diversas estações da CPTM a partir de uma equipe de voluntários. Mais de 17 mil exemplares já foram disponibilizados.
 

O projeto conta com doações de livros e ação voluntária. A cada edição, são distribuídos clássicos da literatura garimpados junto a colaboradores amigos da leitura. Informações sobre doações, contato para voluntariado e apoio podem ser obtidas no site Adote Um Livro e pelo e-mail.
 

Projeto Livro Livre
Inspirada no bookcrossing, desde 2006, a CPTM realiza o projeto Livro Livre, promovendo uma corrente de leitura entre os usuários. A iniciativa estimula o hábito da leitura, a partir da proposta de ler e repassar adiante os livros adquiridos nas estações participantes. Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM.
 

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
 

Serviço
Bibliosesc
Data: 01 de junho, quinta-feira 
Local: Estação Itaim Paulista, que atende a Linha 12-Safira
Horário: das 10h30 às 16h


Tags