A partir desta sexta-feira (02/06) começa a operar a cabine seccionadora de energia de tração Nothmann, da Linha 7-Rubi da CPTM, localizada na região central de São Paulo, após passar por uma ampla reforma em suas instalações.
As cabines seccionadoras de tração são instalações de energia localizadas estrategicamente no trecho entre subestações retificadoras e terminais de linhas. A função principal delas é interromper o fornecimento de energia em uma parte reduzida da linha de contato entre duas subestações, no caso de abertura de um disjuntor das subestações. Isso significa que, em caso de falhas ou serviços de manutenção, o trecho que precisa ser desligado para reparos é menor, o que gera menor impacto negativo e maior flexibilidade na operação dos trens metropolitanos.
A cabine também atua melhorando o fluxo de potência na rede aérea de tração, fazendo com que as vias alimentadas em corrente contínua participem da alimentação de um trem.
“Este é mais um equipamento muito importante para a empresa, ela dá todo o respaldo entre duas subestações, o que resulta em mais confiabilidade e disponibilidade dos sistemas”, afirma Marcelo Machado, Diretor de Engenharia, Obras e Meio-Ambiente da CPTM.
A nova cabine seccionadora de Nothmann recebeu investimentos de R$ 7 milhões, e faz parte de dois contratos importantes para o sistema de suprimento atual de energia na CPTM: Siemens Norte-Sul (Linhas 7 e 10) e Siemens Leste (Linhas 11 e 12). O investimento total desses contratos gira em torno de R$ 418 milhões (em valores atuais). Entre os empreendimentos previstos nesses contratos estão reformas, modernizações e ampliações de subestações e cabines existentes, além da implantação de uma subestação nova (Dom Bosco, inaugurada em 2020) e de seis novas cabines seccionadoras (José Bonifácio, Capuava, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Utinga e Guapituba).
A cabine seccionadora de Nothmann é um empreendimento existente, sendo que o seu escopo de contratação compreende modernização com substituição dos equipamentos de tração e adequação dos painéis de energia antigos. Os novos equipamentos implantados nesta cabine são de ponta, projetados conforme as atuais tecnologias de sistemas de tração, testados em fábrica e comissionados em campo, sustentados por altos níveis de desempenho, confiabilidade e disponibilidade. Dentro das atividades também está o ajuste do telecontrole local e centralização em sistema dedicado, com todas as manobras, controle e supervisão gerenciadas do Centro de Controle Operacional da CPTM, no Brás.
“Com esse equipamento, a companhia avança no projeto de entrega das cabines seccionadoras para reforço e robustez do sistema de alimentação elétrica nas linhas. A modernização dos sistemas é um marco importante em nossos esforços para fornecer um serviço de transporte público moderno, altamente eficiente e confiável em São Paulo. Reforçamos o compromisso da CPTM em oferecer a nossos passageiros uma prestação de serviço de excelência", afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.