Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 10/03/2023 19:39:14

 

​Estação Brás da CPTM será ponto de partida para novo espetáculo do Coletivo Estopô Balaio

 Nos dias 11 e 12/03, a partir das 13h, o público irá até a Estação São Miguel Paulista para lidar com uma realidade alternativa: o Brasil sumiu do mapa

A Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-safira da CPTM, será o ponto de partida de um novo espetáculo do Coletivo Estopô  Balaio: o Reset Brasil. Neste fim de semana, 11 e 12 de março, a partir das 13h, os convidados serão recebidos na plataforma de partida da Linha 12 Safira e seguem de trem até a Estação São Miguel Paulista, quando a encenação, de fato, começa.

Na saída da estação, o público irá se deparar com uma realidade alternativa: o Brasil sumiu do mapa. Munidos com aparelhos sonoros, o público vai sendo guiado por vozes de crianças e anciãos que falam em português e em diversos idiomas nativos.

O Estopô Balaio é um coletivo de artistas formado em 2011, no bairro Jardim Romano, extremo leste da cidade de São Paulo e que conta em sua maioria com a participação de artistas migrantes. O coletivo desenvolveu diversos trabalhos artísticos, entre espetáculos, oficinas, cine clube, intervenções de rua, performances, saraus. Hoje, a sede do Coletivo, Casa Balaio, abriga a residência artística de diversos coletivos, "Jardim Rimano", Taqta", “Arenga Filmes”, “Teatro Interrompido” e “Escória”, bem como realiza diversas ações como o Cine Varal Romano, batalhas de rima, saraus, abertos à comunidade. 

Com repertório de espetáculos como “A cidade dos rios invisíveis” que recebeu o prêmio Shell na categoria Inovação em 2020, o Coletivo frequentemente desenvolve trabalhos itinerantes, que utilizam a cidade como suporte de cenário e dramaturgia e com a perspectiva de biografar personagens reais e levá-los à cena.

O espetáculo Reset Brasil tem o apoio da CPTM, WN Produções, Prefeitura de São Paulo (Secretaria de Cultura), SESC Belenzinho e Lei de Incentivo ao Teatro.  

Arte e cultura na CPTM
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas com instituições parceiras.

Sobre a CPTM
A companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. Por meio de suas cinco linhas, a CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.

Serviço
Reset Brasil – Estopô Balaio
Estação Brás – Plataforma de partida da Linha 12-Safira
Data: 11 e 12/03, a partir das 13h


Tags