Voltar para Notícias Eventos | 02/06/2023 18:14:13

Estação Barra Funda da CPTM se prepara para a chegada de duas novas linhas

Linha 13-Jade chega à estação da zona oeste da capital no segundo semestre deste ano; Linha 11-Coral chegará em 2024

Os passageiros que precisam se locomover entre as zonas Oeste e Leste da Capital Paulista terão mais duas opções de mobilidade com a chegada da Linha 13-Jade, via serviço Expresso Aeroporto, e da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, que hoje atende a Linha 7-Rubi da CPTM. As novas paradas das linhas de trens ampliam as alternativas de transferências no sistema de trilhos e tornam mais rápidas as viagens na rede de transporte público metropolitano.

A partir do segundo semestre deste ano, os passageiros já poderão se beneficiar dos trens do serviço do Expresso Aeroporto (Linha 13-Jade), que chegarão em uma das plataformas da Estação Palmeiras-Barra Funda. Com isso, será possível chegar até a Estação Aeroporto-Guarulhos, fazendo conexão na Estação da Luz, por onde passam também as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, além da Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela de metrô.

Já no segundo semestre de 2024, os passageiros também passam a contar com a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, o que encurtará a distância entre o Alto Tietê à Zona Oeste. A extensão da Linha 13-Jade para a Estação Palmeiras-Barra Funda possibilitou a implantação dessa estratégia pela Diretoria de Operação e Manutenção da companhia. A ampliação da linha pode diminuir a demanda na Estação Luz e fornecer aos passageiros uma alternativa de chegada às Estações Luz e Brás após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada.

Andamento das obras e testes de trens
As obras estão a todo vapor, mesmo com a premissa de gerar o menor transtorno possível ao passageiro. Nas plataformas que receberão as composições das linhas já é possível ver as placas indicativas sobre os novos destinos. Durante a madrugada, a estação e o trecho entre a Barra Funda e a Estação Luz se torna um grande canteiro de obras.

Na Linha 13-Jade a atuação no momento é para adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. “Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo, o mais moderno da CPTM, possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

Já na Linha 11-Coral, a linha mais movimentada de toda a CPTM, a atuação também se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. A subestação vai garantir a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho, que atualmente recebe o Serviço 710, que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação na Estação Brás.

Em agosto de 2021, a CPTM anunciou que a Linha 13-Jade iria chegar até a Estação Palmeiras-Barra Funda. Com valor de R$ 158 milhões, o contrato contempla a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas. Dentre as atividades contempladas no contrato estão os sistemas de via permanente, rede aérea, sinalização e suprimento de energia.

Estudos e ampliação da Rede Metropolitana pela STM
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos - que tem as empresas CPTM, EMTU, METRÔ e Estrada de Ferro de Campos do Jordão vinculadas - é responsável pelas atividades de planejamento do transporte metropolitano e pela política de expansão da rede de transporte intermunicipal metropolitana de alta, média e baixa capacidade, inclusive no que se refere às linhas concedidas.

Atualmente, o sistema de transporte de São Paulo é uma rede onde o passageiro tem acesso a mais de 370 km de transporte sobre trilhos, por uma única tarifa, além de conectar diferentes regiões da cidade em um curto período de tempo, em comparação aos demais modais de transporte particular e público.

Atividades como a definição de rede futura, a busca em racionalizar e melhorar o sistema para garantir o atendimento das necessidades da população quanto a sua mobilidade, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida estão entre as premissas da Pasta. Além disso, a STM também investe na expansão, modernização, aquisição de trens, operação e projetos, com o objetivo de melhorar a acessibilidade da população ao transporte público e melhorar o serviço prestado. Para isso, estão em obras 35 novas estações e cerca de 35km de novas linhas metroferroviárias*, além de obras e implantação de equipamentos para  modernização de estações, via permanente, equipamentos e sistemas de energia, aquisição de novos trens, e outras intervenções – tanto nos sistemas de metrô quanto de trens metropolitanos - para melhorar a oferta de trens, a diminuição do intervalo, além de melhorar o conforto e acessibilidade das estações, e melhorias na infraestrutura dos corredores de ônibus.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.