Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 22/03/2024 07:07:23

 

​Governo de SP lança cartilha sobre síndrome de Down em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa

 Guia de cuidados e orientações conta com a participação de personagens da Turma da Mônica

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, lançou nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, uma cartilha com orientações e cuidados para as famílias de pessoas com síndrome de Down e toda a sociedade. A publicação conta com a participação de personagens com e sem deficiência da Turma da Mônica e tem como protagonista a menina Tati, com síndrome de Down.

 

A cerimônia aconteceu em frente ao Centro de Informação à pessoa com Deficiência da estação Tatuapé da CPTM e Metrô, em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM).

 

Estavam presentes no evento o Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa; o Secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve; e o presidente da CPTM, Pedro Moro. Antes dos discursos oficiais, os participantes assistiram a uma apresentação do bloco Batucada do Nasce, formada por pessoas portadoras de deficiência.

 

"As nossas estações de trem, Metrô e nossos terminais intermunicipais são espaços de convergência e de fácil acesso, onde pessoas de diferentes origens e experiências se encontram diariamente. É, portanto, um local ideal para promover a conscientização e o diálogo sobre questões importantes, como a síndrome de Down, a diversidade e a inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade", disse Assalve.

 

"No Dia Internacional da Síndrome de Down, temos a alegria de lançar este guia com a Turma da Mônica para promover a inclusão e o respeito pelas pessoas com síndrome de Down. Este material, protagonizado pela inspiradora Tati, é um recurso valioso não apenas para informar, mas também para encorajar a empatia e o apoio na sociedade. É um passo importante em nosso compromisso de construir uma comunidade mais justa e inclusiva. Convido todos a explorarem e compartilharem este guia, ajudando-nos a avançar na direção de um mundo onde todos são valorizados por suas habilidades únicas", destacou o Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

 

"A CPTM sempre está em busca da excelência no atendimento a todos os seus passageiros. Pessoas portadoras de deficiência têm toda a nossa atenção para que suas viagens sejam sempre seguras e confortáveis", afirmou Pedro Moro.

 

Arena Paralímpica

Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com a SEDPcD, os usuários de transporte público que passaram pela estação Tatuapé no dia 21 de março, tiveram a oportunidade de particar o esporte paralímpico na Arena Paralímpica nas modalidades de futebol de cegos e basquete em cadeira de rodas. Os participantes conseguiram experimentar esses esportes, que fazem parte da realidade de atletas com deficiência em todo o mundo.

 

A Arena ficou montada em frente ao Centro de Informação à Pessoa com Deficiência (lado da CPTM), das 10h às 16h30, e a participação foi totalmente gratuita.


Tags